Santa Cruz

Adversário do Santa na Copa do Brasil foi campeão estadual em 2020, mas fracassou na Série D

Santa jogará no 'Zerão', estádio atravessado pela Linha do Equador

Jogo deve ser disputado no Estádio 'Zerão'Jogo deve ser disputado no Estádio 'Zerão' - Foto: José Baia/Secom - Gov. do AP

O sorteio da fase inicial da Copa do Brasil, realizado na última terça-feira (2), definiu o adversário do Santa Cruz na competição nacional. Na quarta-feira (17), às 17h, o Santa enfrenta o Ypiranga, do Amapá, conquistou a vaga no torneio depois de ter se sagrado campeão amapaense em 2020. No entanto, o bom desempenho no campeonato estadual não se estendeu à disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Na quarta divisão nacional, o Ypiranga foi eliminado na fase preliminar após perder para o Baré-RR e, consequentemente, não disputou a fase de grupos. 

Para 2021, o Ypiranga renovou com o técnico Victor Jaime, campeão estadual no ano passado. O elenco campeão, entretanto, sofreu uma debandada ao fim da temporada 2020. Um pacote de dez atletas oriundos da equipe amapaense foi anunciado no Gavião-PA; entre os jogadores que se despediram do Ypiranga está o artilheiro do último amapaense, o atacante Luan, que marcou seis gols no campeonato. 

Com quatro competições à vista (Copa do Brasil, Série D, Copa Verde e Amapaense), o clube de Macapá tenta superar os problemas financeiros que afetaram o clube na temporada anterior.

Latitude zero
A partida entre Ypiranga e Santa Cruz será disputada na latitude zero. O Estádio Milton de Souza Corrêa, conhecido popularmente como "Zerão", é o único do país a ser atravessado pela Linha do Equador. Na época da construção do estádio, o projeto previa que a linha central, do meio-campo, iria coincidir com o paralelo. No entanto, um erro de cálculo fez com que a linha imaginária atravessasse o estádio, mas um pouco atrás de um dos gols. 

O Zerão tem capacidade para pouco mais de 13 mil pessoas, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, não haverá público nas arquibancadas. 
 



Vantagem do empate
O regulamento da competição prevê que o clube melhor colocado no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) jogue fora de casa, mas com a vantagem do empate. No caso de Ypiranga x Santa Cruz, o Tricolor pernambucano só não avança à segunda fase caso seja derrotado em Macapá. 

Caso avance à segunda fase, o Santa enfrentará o vencedor do confronto entre Cianorte-PR e Paraná.

Nesta edição, a Copa do Brasil terá uma fase a menos (primeira fase, segunda, terceira, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final). Com isso, os clubes que disputam a Libertadores e os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde entrarão no torneio a partir da Terceira Fase. 

Veja também

Hamilton supera Red Bull e conquista pole de número 99 na carreira
Fórmula 1

Hamilton supera Red Bull e conquista pole de número 99 na carreira

Chelsea elimina City com gol de Ziyech e vai à final da Copa da Inglaterra
Copa da Inglaterra

Chelsea elimina City com gol de Ziyech e vai à final da Copa da Inglaterra