Agendão: Mundial de Vôlei e F1 são as principais atrações

Seleção brasileira masculina busca vaga na decisão do torneio. Na F1, Hamilton e Vettel travam batalha na Rússia

Seleção masculina encara a Sérvia neste sábado Seleção masculina encara a Sérvia neste sábado  - Foto: Divulgação/CBV

Vôlei, automobilismo e futebol americano estão entre as principais atrações esportivas com transmissão televisiva deste fim de semana. Destaque para o Campeonato Mundial de Vôlei, que conhecerá o campeão neste domingo. Antes, no sábado, haverá os jogos das semifinais, com o Brasil em quadra diante da Sérvia em uma das partidas. A programação também tem Fórmula 1 e o início da temporada da NFL

Vôlei masculino

Brasil luta pelo título do Mundial de Vôlei

Em busca de uma vaga na grande final do Campeonato Mundial de Vôlei masculino 2018, a seleção brasileira encara a Sérvia, às 12h deste sábado, na primeira semifinal do certame. A outra semifinal acontece às 16h, entre Estados Unidos e Polônia. Os vencedores decidirão o título do torneio às 15h deste domingo (30). Antes, às 12h, será realizada a partida que definirá o terceiro colocado. Todos os jogos terão transmissão do canal Sportv2.

Após quase ser derrotada pela Rússia e correr o risco de ter as chances de ir ao mata-mata reduzidas, o Brasil conquistou uma virada incrível sobre os russos e ganhou moral no Mundial. Depois, contra o time reserva dos Estados Unidos, se impôs e garantiu a classificação para a semifinal como primeiro colocado do Grupo I. Será o terceiro encontro entre Brasil e Sérvia nesta temporada. As outras duas foram pela Liga das Nações, ambas com triunfo verde-amarelo. O primeiro duelo foi logo na estreia daquele torneio, com vitória por 3x0. O placar se repetiu na Fase Final, quando as seleções compuseram o Grupo A, ao lado da França, e a Sérvia acabou eliminada.

O cruzamento acabou “favorecendo” o Brasil, que costuma encaixar melhor seu jogo contra a Sérvia do que diante da Polônia. Embora tenha enorme potencial ofensivo e muita qualidade no saque, a Sérvia por vezes complica o próprio jogo por arriscar demais no serviço. Para tentar tirar a confiança dos adversários nesse fundamento, é essencial que o Brasil apresente uma linha de passe firme. Versatilidade ofensiva também será importante, para não ficar preso ao forte bloqueio dos europeus. O Brasil, que foi tricampeão consecutivo do Mundial nas edições de 2002, 2006 e 2010, luta para levantar o seu quarto título no certame. Entre os quatro semifinalistas, o Brasil é quem mais vezes foi campeão. A Polônia vem na sequência, com dois títulos, e os Estados Unidos aparecem em terceiro, com um. A Sérvia nunca sentiu o gostinho de conquistar o evento.

Vôlei feminino

Seleção feminina volta à quadra

A seleção feminina de vôlei volta à quadra pelo Campeonato Mundial, que está sendo realizado no Japão, na madrugada deste domingo (30). A partir da 1h40, a equipe enfrenta a República Dominicana, na segunda rodada do Grupo D da primeira fase. A partida terá transmissão do Sportv 2, que passará ainda Turquia x China, duelo que promete muito equilíbrio, pelo Grupo B, a partir das 7h10. A programação da seleção feminina na primeira fase do Mundial seguirá na segunda-feira (1º), às 7h20, contra a Sérvia, teoricamente o adversário mais forte deste início de competição. Na quarta (3), também às 7h20, o compromisso é contra o Quênia, enquanto na quinta (4), no mesmo horário, a equipe nacional enfrenta o Cazaquistão, encerrando a participação no Grupo D.

Fórmula 1

Hamilton busca confirmar favoritismo

Em grande fase, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) tenta dar mais um passo rumo ao pentacampeonato neste fim de semana, no GP da Rússia, realizado no Autódromo de Sochi. Desde 2014 no calendário da F1, o GP da Rússia sempre teve a Mercedes no topo do pódio, duas vezes com Hamilton, que vem em grande fase. Nas últimas seis provas, venceu quatro, assumiu a liderança e abriu 40 pontos para Sebastian Vettel (Ferrari). Se quiser continuar dependendo só de si para ser campeão, Vettel tem que vencer o GP russo e os outros cinco que faltam para o fim de 2018. Caso perca em um deles, terá de partir para a calculadora. O GP da Rússia tem 53 voltas, totalizando 309.745 quilômetros. A definição do grid acontece às 9h deste sábado (29), com transmissão do Sportv 2, enquanto a prova será no domingo, às 8h10, com transmissão da Rede Globo.

NFL

Domingo contará com 13 partidas

Treze jogos da Semana 4 da NFL acontecem neste domingo (30). Quatro deles serão transmitidos para o Brasil. A programação tem início com Miami Dolphins x New England Patriots, às 14h (ESPN), segue com Cleveland Browns x Oakland Raiders, às 17h (ESPN Extra) e New Orleans Saints x New York Giants, às 17h25 (ESPN). Quem encerra a maratona da bola oval é Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers, às 21h15 (ESPN).

Veja também

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico
Futebol

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'
Opinião

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'