Santa Cruz

Ainda de ressaca, Santa Cruz precisa juntar os cacos para começar a resolver pendências

Abalado com tentativa frustrada de acesso, Santa Cruz busca forças para se reerguer para cumprir missões antes de iniciar nova temporada

Maycon Cleiton pode deixar o Santa após pré-NordestãoMaycon Cleiton pode deixar o Santa após pré-Nordestão - Foto: Rafael Melo/SCFC

O ano acabou, a Série C do Campeonato Brasileiro também, mas a temporada ainda reserva algumas missões para o Santa Cruz antes da retomada das competições de 2021. Uma delas na esfera política, outra no comando técnico, além de dois compromissos em campo, que podem assegurar mais um torneio a disputar para o Tricolor - além de uma verba financeira extra.

Nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, o Santa encara o Itabaiana/SE, pela etapa preliminar da Copa do Nordeste. Os jogos valem vaga no Nordestão deste ano, que começa no dia 27 de fevereiro. De Pernambuco, apenas Salgueiro (campeão pernambucano de 2020) e Sport (melhor do estado no ranking da CBF) estão confirmados. O Tricolor joga a primeira partida no Etelvino Mendonça e a segunda no Arruda. Uma classificação renderá mais jogos no calendário e um aporte financeiro importante para 2021. A intenção do Regional é manter, no mínimo, o mesmo valor de cota dado na edição anterior. Se for assim, a Cobra Coral, em caso de presença na fase de grupos, pode receber R$ 1,7 milhão.

 

O que também precisa ser definida é a situação de Marcelo Martelotte no clube. Após não conseguir subir à Série B, o treinador deixou em aberto o futuro. "É difícil falar disso agora. Todos sabem do meu carinho pelo Santa Cruz. O sentimento ainda é de tristeza. Eu tinha uma grande expectativa quanto ao acesso. Sempre coloquei o clube em primeiro lugar. Vamos começar a pensar nos desafios, como os jogos contra o Itabaiana", afirmou o técnico. Do elenco, poucos jogadores possuem contrato longo. A maioria terminará no começo do ano. As exceções são nomes como o zagueiro William Alves, o volante André, o meio-campo Didira e o atacante Pipico - todos com vínculo até 2021. O volante Paulinho assinou até 2022. Já Maycon Cleiton fica até 2023, embora informações de bastidores apontem a ida do camisa 1 para o Red Bull Bragantino, após o pré-Nordestão.

A permanência de Martelotte e de outras pessoas do grupo também tem relação direta com o que acontecer após as eleições do clube. Inicialmente programado para o dia 14 de dezembro, o pleito foi adiado para 10 de fevereiro. O atual presidente do clube, Constantino Júnior, indicou que não tentará a reeleição - na gestão do atual mandatário, o Tricolor não faturou títulos e fracassou por três vezes seguidas na tentativa de deixar a Série C. Apenas a chapa de oposição, chamada "ProSanta", apresentou nomes para o Executivo, com o advogado André Frutuoso disputando a cadeira da presidência.

Veja também

Argentino Jorge Sampaoli é o novo técnico do Olympique de Marselha
Futebol Internacional

Argentino Jorge Sampaoli é o novo técnico do Olympique de Marselha

Nyck de Vries vence na abertura da temporada 2021 da Fórmula E
Automobilismo

Nyck de Vries vence na abertura da temporada 2021 da Fórmula E