Campeonato Brasileiro

Alívio! Sport joga mal, mas vence o Botafogo e respira na Série A

Com gol de Maidana, o Leão venceu o Alvinegro pelo placar de 1x0 e pulou para a 14ª colocação do campeonato

Sport comemora gol sobre o BotafogoSport comemora gol sobre o Botafogo - Foto: Felipe Duest/Photo Press/Folhapress

"O importante são os três pontos". Todo time que entra em campo pressionado pelo resultado, afirma que, no momento de desespero, mais vale o placar final do que a atuação da equipe em si. Esta máxima valeu para o Sport no confronto da noite desta sexta-feira (5), diante do Botafogo, no Rio de Janeiro. Em encontro válido pela 34ª rodada, o Leão entrou em campo na zona da degola e precisava vencer para fechar a rodada fora do Z-4. Com um gol de pênalti anotado por Maidana, na etapa inicial, o Rubro-negro passou pelos cariocas, chegou aos 38 pontos e pulou para a 14ª colocação. De quebra, ainda decretou o rebaixamento do Alvinegro para a Segundona. Na próxima rodada, a equipe da Praça da Bandeira visita o Internacional, na quarta-feira, no Beira Rio. 

A postura que o Sport ia adotar na partida ficou clara desde o primeiro minuto. Com o Botafogo necessitando dos três pontos para evitar, matematicamente, o rebaixamento nesta rodada, o Leão se retraiu no campo defensivo, esperando as oportunidades para contra-atacar o adversário carioca. Não à toa, nos 15 minutos iniciais, o Glorioso incomodava o Rubro-negro. Principalmente com Matheus Nascimento. Ora por dentro, ora pelos lados, o jovem de 16 anos ameaçava o sistema defensivo leonino. 

Ciente da necessidade de espetar os donos da casa, o Sport incomodou o goleiro Diego Loureiro em chutes desviados de Dalberto e Marcão, respectivamente, de fora da área. Na finalização do volante, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi chamado pelo VAR para ver possível toque de mão da zaga botafoguense e assinalou pênalti. Na cobrança, Maidana bateu com perfeição e fez 1x0, ainda aos 23. A partir do tento, o time pernambucano soube controlar o confronto até a ida para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, Jair Ventura sacou Júnior Tavares e Betinho, colocando Sander e Márcio Araújo em campo. Em busca do empate, o Botafogo dominou as ações, enquanto o Sport não conseguia incomodar a zaga adversária. O Alvinegro tomou conta do jogo e chegava com frequência ao ataque. Enquanto o Glorioso chegava, principalmente, com chutes de fora da área com Zé Welison, o Leão finalizou uma única vez. Foi aos 35, em cabeçada de Dalberto. que Diego Loureiro tirou com o pé. Abdicando de jogar, o Rubro-negro se segurou como pôde na reta final e voltou a vencer longe do Recife após 123 dias. 

Ficha técnica

Botafogo 0
Diego Loureiro; Kevin, Kanu, David Sousa e Victor Luís (Hugo); Zé Welison, Romildo (Matheus Babi) e Caio Alexandre; Matheus Nascimento (Lecaros), Cesinha e Rafael Navarro (Kalou). Técnico: Eduardo Barroca. 

Sport 1
Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Júnior Tavares (Sander); Ewerthon (Rafael Thyere), Marcão, Betinho (Márcio Araújo) e Thiago Neves (Luciano Juba); Marquinhos (Raul Prata) e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Estádio: Nilton Santos (Rio de Janeiro/RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Daniel Luís Marques (ambos de SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Maidana, aos 23' do 1T (SPT)
Cartões amarelos: Zé Welison (BOT); Betinho, Ewerthon, Raul Prata (SPT)

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter