Futebol

Anchieta Thorp faz balanço do departamento de base do Santa em 2021

Dirigente destacou a evolução na estrutura e revelou os projetos para o Tricolor extrair mais benefícios com as categorias de base

Anchieta ThorpAnchieta Thorp - Foto: Reprodução/TV Coral

Em meio ao desempenho frustrante do time profissional em 2021, o Santa Cruz tenta se apegar no que pode para manter o otimismo. Um dos pontos que o clube foca é o trabalho nas categorias de base. O diretor da área, Anchieta Thorp, fez um balanço do departamento, frisando melhorias na estrutura conquistadas nesta temporada.

“Foi um ano típico por conta da pandemia, mas fizemos um esforço, tendo como prioridade dar condição de treino aos atletas. Diante disso, conseguimos o arrendamento do CT do Unibol, com dois campos específicos para os treinos da base”, afirmou. 

“Na logística, o que dificultava muito era o translado, mas pegamos uma demanda antiga da gestão anterior e concluímos a aquisição de um ônibus específico para a base. Outro avanço na estrutura do clube foi o alojamento para os garotos da base. Temos um espaço que comporta 30 atletas, dando condição de receber garotos de outras equipes, do interior e de outras localidades do Brasil. Além disso, no dia a dia, com a demanda da vinda de empresários, temos uma sala administrativa específica para a base”, ressaltou.

Com as melhoras estruturais, Thorp frisou que o efeito já pode ser visto dentro de campo.  “O sub-20 do Santa é o mais novo do Campeonato Pernambucano. Ainda assim, nos classificamos em segundo na primeira fase, com a melhor campanha entre os concorrentes da capital. Nossos times do sub-17 e sub-13 também se classificaram. O sub-20 passou na pré-Copa do Nordeste...nossos times estão conquistando bons resultados por conta da estrutura. Quando chegamos, até dificuldade de bolas para treino existiam. A estrutura ainda é defasada, mas estamos trabalhando para dar condição aos atletas e, naturalmente, mais resultados virão ao longo do tempo. Queremos criar uma identidade nas categorias de base do Santa Cruz. A forma como ele joga no esquema tático do sub-20 deve ser a mesma no sub-17 e sub-13”, completou.

Leston Júnior

Uma das missões do departamento de base, na temporada 2022, será a de trabalhar em conjunto com o técnico Leston Júnior, que comandará o Santa Cruz. “Ele sabe trabalhar com a base. Teve isso na primeira passagem. O diretor de futebol, Diego Hydalgo, era diretor da base anteriormente, o que facilita essa comunicação. Para os próximos anos, o futebol do Santa Cruz e a viabilidade financeira do clube passa pela base”, salientou.  

 

Veja também

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o FlamengoSport

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o Flamengo

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na ArenaCampeonato Brasileiro

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na Arena