Anfitriões vencem na abertura do Mundial de Vôlei

Abrindo o Mundial de Vôlei, Itália e Bulgária derrotaram Japão e Finlândia, respectivamente, neste domingo (9)

Seleção italiana de vôlei masculino Seleção italiana de vôlei masculino  - Foto: Divulgação

Os dois anfitriões do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino 2018, Itália e Bulgária, estrearam com vitória no certame mais importante da temporada. Neste domingo (9), a Itália derrotou o Japão, em Roma, na abertura do Grupo A por 3x0, com parciais de 25/20, 25/21 e 25/23. O placar se repetiu na vitória da Bulgária em cima da Finlândia, em Varna, pelo Grupo D, mudando somente as parciais (25/21, 25/19 e 25/22). Assim, Itália e Bulgária somara três pontos e lideram seus respectivos grupos, enquanto Japão e Finlândia começam o evento zerados na pontuação.

Leia também:
Vem aí o Mundial de Vôlei masculino. Fique por dentro

A seleção brasileira estreia somente na quarta-feira (12), contra o Egito, às 14h30 (horário de Brasília). A partida será válida pelo Grupo B do torneio, que conta ainda com França, Canadá, Holanda e China. Nessa primeira fase do Mundial, as equipes estarão divididas em quatro grupos de seis países cada. No A, além de Itália e Japão, estão ainda República Dominicana, Bélgica, Argentina e Eslovênia. O C é composto por Austrália, Estados Unidos, Camarões, Sérvia, Rússia e Tunísia. Enquanto o D, além de Bulgária e Finlândia, tem Porto Rico, Irã, Cuba e Polônia, atual campeã do evento.

Formato

As seleções jogarão entre si em seus respectivos grupos, em turno único, e as quatro melhores campanhas avançarão à segunda fase. Haverá uma nova divisão, dessa vez em quatro grupos de quatro times cada. Os primeiros colocados se classificarão direto à terceira fase, junto com os dois melhores segundos colocados. Duas novas chaves serão formadas, com três times cada, e os dois melhores se credenciarão para os playoffs de semifinais e finais do Mundial. A pontuação por jogo segue sendo três pontos para o vencedor e nenhum para o perdedor em resultados de 3x0 ou 3x1 e dois pontos para o vencedor e um para o perdedor em placares de 3x2.

 

Veja também

Suspenso, Marcão desfalca Sport após nove jogos seguidos como titular
Sport

Suspenso, Marcão desfalca Sport após nove jogos seguidos como titular

Evolução como mandante foi crucial na recuperação do Náutico na Série B
Futebol

Evolução como mandante foi crucial na recuperação do Náutico na Série B