Patinação artística

Veja quem é Kamila Valieva, que, aos 15 anos, fez história nos Jogos de Inverno Pequim 2022

Promessa na patinação artística, se tornou a primeira mulher a realizar um salto quádruplo em Jogos Olímpicos

Kamila Valieva já quebrou oito recordes mundiais, em quatro anos de carreiraKamila Valieva já quebrou oito recordes mundiais, em quatro anos de carreira - Foto: WANG Zhao / AFP

Kamila Valieva, de 15 anos, entrou para a história da patinação artística no último domingo (06), ao se tornar a primeira mulher a realizar um salto quádruplo em Jogos Olímpicos. E não foi apenas um, e sim dois saltos, considerados um dos mais difíceis no esporte, durante a sua apresentação. 

No total, conquistou uma nota de 178.92, alcançando o 1º lugar por mais de 30 pontos de diferença. O amor pelo esporte no gelo não é recente, a atleta pratica a patinação desde que tinha apenas cinco anos de idade. Na época, Kamila já possuía experiências em outros esportes, como a ginástica artística. 

Acumuladora de recordes mundiais, com oito ao todo, a Russa começou a carreira profissional aos 11 anos de idade, sob a tutela do técnico Eteri Tutberidze. Recentemente, em seu programa curto, quebrou o recorde Olímpico, 90.18 pontos,  com sua apresentação em homenagem a sua avó, que faleceu em 2019. 

Além dos patins, a atleta se arrisca também nas quatro rodas. Em seu tempo livre, Valieva costuma pilotar kart, como hobby. "É perigoso, mas eu tomo cuidado", declarou a patinadora  quando questionada sobre seu passatempo. Principal promessa do país na modalidade, a patinadora atualmente está invicta na temporada, vencendo todas as provas que disputou. 

 

Veja também

Immobile dá vitória à Lazio contra o Bologna; Roma derrota Salernitana
Futebol Internacional

Immobile dá vitória à Lazio contra o Bologna; Roma derrota Salernitana

Volta da aposentadoria de Wallace expõe dificuldade de renovação no vôlei masculino
Esporte

Volta da aposentadoria de Wallace expõe dificuldade de renovação no vôlei masculino