Esportes

Após 5 GPs, já tem piloto da Fórmula 1 na corda bamba

Romain Grosjean. O piloto francês vem abusando dos erros neste início de ano, jogando fora pontos importantes para a equipe Haas, da Fórmula 1

Grosjean tem três abandonos nesta temporada da Fórmula 1Grosjean tem três abandonos nesta temporada da Fórmula 1 - Foto: Reprodução

A temporada mais longa da história da Fórmula 1, com 21 corridas, só teve até agora cinco provas disputadas, mas já é o suficiente para alguns pilotos do meio do pelotão serem questionados. Isso, a ponto de começarem as apostas se eles sequer vão terminar o campeonato como titulares. É o caso de Romain Grosjean. O piloto francês vem abusando dos erros neste início de ano, jogando fora pontos importantes para a equipe Haas, que começou a temporada muito melhor do que era esperado, mas deve ir ficando para trás à medida que as poderosas Renault e McLaren desenvolverem seus carros.

Todos os 19 pontos da Haas até agora foram conquistados por Kevin Magnussen, enquanto Grosjean tem três abandonos - um deles por culpa da equipe, e os outros dois por acidentes bizarros durante o Safety Car no Azerbaijão e em um strike causado por ele mesmo na primeira volta na Espanha. Para piorar, nas corridas em que viu a bandeira quadriculada, Grosjean foi amplamente superado pelo companheiro Magnussen, que foi quinto e décimo nas provas em que o francês foi 13º e 17º.

Na classificação, a situação não é muito diferente: o placar está em 4 a 1 para o dinamarquês. Não por acaso, começa a circular o nome de Antonio Giovinazzi para a vaga de Grosjean. O italiano faz parte do programa de desenvolvimento da Ferrari, que tem estreita relação com a Haas, e estava na briga pela vaga da Sauber para este ano, que acabou ficando com Charles Leclerc.

Leia também:
Felipe Massa oficializa ida para a Fórmula E
Fórmula 1 quer acabar com punições no grid de largada

Outro piloto que vem deixando a desejar é Brendon Hartley. O neozelandês faz sua temporada de estreia, depois de um retorno surpreendente à F-1 no final do ano passado. O ex-piloto de testes da Red Bull tinha sido demitido do programa de desenvolvimento de pilotos da marca e disputava o Mundial de Endurance, do qual foi campeão em 2017.

Na F-1, contudo, ele vem sendo dominado pelo companheiro Pierre Gasly, que aproveitou a grande oportunidade que o time teve de marcar pontos na temporada, chegando em quarto lugar no GP do Bahrein. Mesmo nos treinos livres, Hartley vem cometendo muitos erros, sendo o mais grave no último final de semana na Espanha, quando destruiu seu carro e acabou perdendo a classificação.

No caso da Toro Rosso, como ambos os pilotos foram substituídos durante a temporada do ano passado - Carlos Sainz foi para Renault por empréstimo e Daniil Kvyat foi demitido - a linha sucessória não é clara. No entanto, chamou a atenção o fato da Red Bull, que é dona da equipe, ter chamado o britânico Jake Dennis para fazer seu primeiro teste com um F-1 nesta semana, em sessão coletiva em Barcelona. O piloto atualmente disputa categorias de GT e também trabalha no simulador da Red Bull na fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra. Grosjean e Hartley chegam pressionados à sexta etapa do ano, que será disputada no dia 27 de maio, em Mônaco.  Lewis Hamilton lidera o campeonato com 17 pontos de vantagem para Sebastian Vettel.

Veja também

Botafogo afasta jogador acusado de agressão pela ex-namorada; atleta nega violência
AGRESSÃO

Botafogo afasta jogador acusado de agressão pela ex-namorada; atleta nega violência

Em atualização no site oficial, Sport se reconhece como campeão brasileiro de 1968
Sport

Em atualização no site oficial, Sport se reconhece como campeão brasileiro de 1968

Newsletter