Futebol

Após briga judicial e reviravoltas, Palmeiras e Flamengo ficam empatados

Mesmo desfalcado, Flamengo conseguiu surpreender o Palmeiras. Goleiro rubro-negro, Hugo Souza, foi o destaque da partida

Desfalcado, Flamengo consegue empate fora de caso contra o PalmeirasDesfalcado, Flamengo consegue empate fora de caso contra o Palmeiras - Foto: Nelson Almeida/AFP

O jogo que quase não aconteceu, só teve a certeza de que iria acontecer dez minutos antes do horário previsto e começou com 20 minutos de atraso terminou com o placar igualado, com um gol para cada lado. No Allianz Parque, Palmeiras e Flamengo ficaram no 1 a 1, neste domingo (27), em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, Verdão somou mais um ponto, chegando aos 19, na quarta colocação, e o rubronegro acumula 18 pontos, ficando em sexto. Ambas as equipes perdem achance de se aproximar do líder Atlético-MG, que soma 24 pontos.

Os destaques da partida vieram do time rubro-negro. Principais nomes do Flamengo nesta tarde, o meia Arrascaeta e o centroavante Pedro comandaram a boa atuação da equipe. Experiente, o uruguaio conseguiu distribuir bem o jogo e fazer "o time andar". Já Pedro, sempre perigoso, foi responsável pelo gol do Rubro-Negro.

Ao contrário do que se imaginava, o jogo foi marcado por equilíbrio. O Palmeiras teve domínio da posse de bola nos minutos iniciais, mas não ofereceu perigo. Foram do Flamengo, inclusive, as melhores chances do primeiro tempo. Pedro e Arrascaeta, com chutes da entrada da área, obrigaram Weverton a fazer duas boas defesas. Do lado alviverde, só pouco antes do intervalo a equipe ameaçou, com finalização de Zé Rafael defendida por Hugo.

No segundo tempo, o Palmeiras conseguiu furar a defesa do Flamengo logo aos nove minutos em chute de fora da área de Patrick de Paula. Com um pouco de sorte, é verdade - a bola desviou no meio do caminho e tirou o goleiro Hugo da jogada.

Mas um minuto depois, veio o empate. Pedro apareceu bem posicionado entre dois marcadores e completou cruzamento da direita para o gol. No fim, o Flamengo seguiu com personalidade e ficou mais perto do segundo gol do que o rival.

Agora, as equipes se concentram na Libertadores. O Palmeiras recebe o Bolívar na quarta-feira (30), enquanto o o Flamengo enfrenta o Independiente del Valle no mesmo dia no Maracanã.

Impasse
Até pouco antes das 16h havia impasse sobre a realização da partida. Isso porque o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) acatou pedido do Sindiclubes ontem e determinou o adiamento do duelo. O TRT-RJ ainda negou hoje um pedido da CBF para reverter a decisão.

Na esfera esportiva, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, também ontem, um novo pedido do Flamengo para o adiamento da partida. Porém, com a decisão do TRT-RJ na Justiça comum após o pedido do Sindiclubes, o jogo seguia suspenso.

Foi só por volta das 15h50, quando o TST (Tribunal Superior do Trabalho) deferiu recurso da CBF e acatou pedido da confederação para a realização da partida, que foi confirmado que as equipes iriam a campo. Essa era a última instância cabível e não havia a possibilidade de recurso. Antes disso, o Palmeiras ameaçou pedir a paralisação do Campeonato Brasileiro caso o jogo não acontecesse.

Ficha de jogo

Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Viña; Gabriel Menino (Raphael Veiga), Patrick de Paula, Zé Rafael (Bruno Henrique), Lucas Lima (Rony); Gabriel Veron (Willian), Luiz Adriano. T.: Vanderlei Luxemburgo

Flamengo
Hugo Souza; João Lucas (Yuri de Oliveira), Otávio, Natan, Ramon; Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta; Guilherme Bala (Richard Rios), Pedro, Lincoln (Lázaro). T.: Jordi Guerreiro

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Juiz: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Gabriel Menino, Felipe Melo, Lucas Lima, Zé Rafael (Palmeiras); Guilherme Bala, João Lucas (Flamengo)
Gols: Patrick de Paula, aos 9min do segundo tempo (Palmeiras); Pedro, aos 10min do segundo tempo (Flamengo)

Veja também

Palmeiras anuncia contratação do técnico português Abel Ferreira
Futebol

Palmeiras anuncia contratação do técnico português Abel Ferreira

Sem casos no Sport, Jair se solidariza com Kleina e Martelotte, diagnosticados com Covid
Sport

Sem casos no Sport, Jair se solidariza com Kleina e Martelotte, diagnosticados com Covid