Após folga, Brasil enfrenta o Irã na Copa dos Campeões

Empatados em quatro pontos, os times jogam na madrugada desta sexta-feira. Seleção nacional busca o penta

Seleção brasileira em duelo contra a Itália, pela Copa dos CampeõesSeleção brasileira em duelo contra a Itália, pela Copa dos Campeões - Foto: Divulgação/FIVB

Após uma rodada de folga, a Copa dos Campeões volta à ativa na madrugada desta sexta-feira (15). Tetracampeão do torneio, o Brasil, que soma uma vitória e uma derrota até o momento, tem mais três jogos a fazer, contra Irã, Estados Unidos e Japão, nesta ordem. À 0h40 desta sexta, o adversário será o Irã, em partida que terá transmissão do YouTube da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Este será o terceiro encontro entre Brasil e Irá na Copa dos Campeões. O retrospecto é amplamente favorável ao time verde-amarelo, que venceu os duelos anteriores por 3x1. Em encontro mais recente, pela Liga Mundial, o placar se repetiu, novamente em favor do brasileiros.

Isso, porém, não deve ser parâmetro, afinal, embora o histórico seja positivo e o Irã não apareça entre as potências recentes da modalidade, os persas têm mostrado não ser uma presa tão fácil na Copa dos Campeões. São duas vitórias, em cima da fragilizada Itália e dos Estados Unidos, de virada.

O Brasil, por sua vez, continua enfrentando o mesmo problema desde o início do trabalho nesta temporada: oscilação. O grupo não consegue ser linear nem dentro de um mesmo jogo, alternando bons e maus momentos. Isso ficou bem claro no confronto contra a Itália, na rodada passada da Copa, quando os brasileiros venceram o primeiro set de forma arrasadora, por 25/15, mas caíram bruscamente de rendimento, dando espaço para os italianos virarem o jogo para 2x1. Mesmo melhorando no quarto set, não segurou o ritmo para o tie-break e foi derrotado por uma equipe que passa longe do seu melhor momento.

Brasil e Irã estão empatados em quatro pontos, mas o Irã lidera pelo saldo sets. Os persas têm duas vitórias por 3x2, enquanto os brasileiros têm uma vitória por 3x0 e uma derrota por 3x2, gerando o mesmo saldo de pontuação. “O Irã já mostrou que tem condições de vencer a competição também. Então, é preciso foco, muito foco neste jogo de amanhã e depois pensamos nos seguintes”, disse o técnico Renan Dal Zotto.

“Nos faltam três jogos e todos são muito importantes, difíceis. Temos que jogar dando o máximo para tentar bons resultados, pensando um jogo de cada vez. Estamos muito impressionados com a qualidade técnica desta competição. A tabela de classificação mostra o equilíbrio. Quase todas as equipes ainda têm chances de chegar ao título. O campeonato está fantástico e espero que o Brasil consiga fazer o seu melhor nos próximos jogos para buscar a melhor classificação possível”, completou o treinador.

TABELA
Dia 12.09 (terça-feira) – França 0 x 3 Brasil (25/27, 25/27 e 22/25)
Dia 13.09 (quarta-feira) – Brasil 2 x 3 Itália (25/15, 25/27, 25/27, 25/18 e 12/15)
Dia 15.09 (sexta-feira) – Irã x Brasil, às 0h40
Dia 16.09 (sábado) – Estados Unidos x Brasil, às 0h40
Dia 17.09 (domingo) – Brasil x Japão, às 6h15

Veja também

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina
Rugby

Seleção brasileira de rugby lança websérie com equipe feminina

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival
Campeonato Brasileiro

Palmeiras goleia Corinthians e acaba com série invicta do rival