Após fracasso, Tite 'absolve' remanescentes do 7x1

Com seis remanescentes de 2014 convocados, Tite falou da experiência única adquirida por quem já jogou um Mundial

Brasil perdeu por 7x1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014Brasil perdeu por 7x1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Tite absolveu seis jogadores que participaram da fracassada campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Thiago Silva, Neymar, Marcelo, Paulinho, Fernandinho e Willian são os remanescentes daquela Seleção convocados para o Mundial da Rússia. Desses, apenas Marcelo e Fernandinho foram titulares no 7x1. Paulinho e Willian entraram no segundo tempo da goleada sofrida contra a Alemanha, em Belo Horizonte. 

A derrota na semifinal é considerada o maior vexame da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. O número de remanescentes só não foi maior porque Daniel Alves se machucou na semana passada. O jogador do Paris Saint-Germain era nome certo na lista de Tite. Ele terá que se submeter a uma cirurgia e só voltará ao futebol em seis meses.

"O fator mental é fundamental em uma Copa do Mundo. São sete jogos, então é preciso muita força psicológica. E essa experiência é única, que só se aprende jogando, ganhando, empatando e perdendo. Quem já passou por isso, é remanescente, está um passo a frente. À frente em relação a mim, por exemplo", disse Tite.

Leia também:
Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo
Tite perde jogador mais experiente de sua seleção
Atacante Neymar volta contra a Croácia

Telê  Santana, em 1982, Carlos Alberto Parreira, em 1994, e Dunga, em 2010, foram os únicos técnicos que levaram mais remanescentes do tropeço do Mundial anterior para as sua delegações. Desses, somente Parreira conseguiu conquistar a Copa do Mundo. Ele levou dez jogadores que participaram do fiasco na Itália, em 1990, quando o time foi eliminado nas oitavas de final. Os demais convocados por Tite nunca disputaram uma Copa. O mais novo da equipe é o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, com 21 anos. A convocação da Seleção foi realizada na sede da CBF, na zona oeste do Rio. Na próxima segunda-feira (21), o time começa a treinar na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

A Seleção Brasileira fará dois amistosos antes da estreia na Copa do Mundo. O primeiro é contra a Croácia, no dia 3 de junho, em Londres. O segundo amistoso, em 10 de junho, será em Viena, na Áustria, contra os donos da casa. Desde sua primeira convocação, em 22 de agosto de 2016, Tite testou 64 jogadores. No início desta tarde, o treinador divulgou os 23 convocados para o Mundial na Rússia. O Brasil está no Grupo E da Copa e faz sua estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça. Depois, pega a Costa Rica no dia 22, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou, dia 27.

Veja também

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa
Futebol

Espanha goleia Eslováquia e vai às oitavas da Eurocopa

André prega evolução em sequência como titular
Futebol

André prega evolução em sequência como titular