Após hat-trick contra a Jamaica, Cristiane fala em recomeço

Atacante tinha chegado a anunciar sua aposentadoria da seleção, em protesto pela demissão da técnica Emily Lima

Atacante foi a grande estrela do Brasil na estreia do Mundial.Atacante foi a grande estrela do Brasil na estreia do Mundial. - Foto: JEAN-PIERRE CLATOT / AFP

A atacante Cristiane, 34, autora dos três gols do Brasil contra a Jamaica, na estreia da seleção na Copa do Mundo da França, disse que a partida marcou um recomeço e uma volta por cima. Por causa de uma sequência de lesões, ela não era escalada para defender a equipe nacional desde a Copa América, em abril de 2018, quando as brasileiras conquistaram seu sétimo título.

Antes, ela tinha chegado a anunciar sua aposentadoria da seleção, em protesto pela demissão da técnica Emily Lima -primeira mulher a comandar o time feminino, ela permaneceu menos de um ano no cargo.

Cristiane também se queixava da diferença entre o tratamento reservado pela CBF para suas equipes de homens e aquele conferido às de mulheres (diárias pagas a atletas, premiações, uniformes).

Em fevereiro deste ano, uma lesão no músculo sóleo, na região da panturrilha, tirou a centroavante da She Believes, preparatória para a Copa. Mais recentemente, ela foi cortada dos dois últimos amistosos às vésperas do Mundial porque ainda não tinha se recuperado.

 "É uma vitória pessoal muito grande para mim", disse a jogadora, na saída do gramado do estágio dos Alpes, em Grenoble (sudeste da França). "Estou feliz demais por representar todas as meninas que estão acompanhando a Copa no Brasil e sonhando com isso [jogar futebol e defender a seleção]."

Vice-campeã do mundo em 2007 e vice olímpica por duas vezes (além de maior artilheira da história dos Jogos), Cristiane disputa sua quinta Copa. Já defendeu clubes na Alemanha, na China, nos Estados Unidos e na França. Em 2019, assinou contrato com o São Paulo.

O próximo adversário é a Austrália, sexta no ranking da Fifa (o Brasil é o décimo) e adversário que sempre cria dificuldades para o Brasil –ainda mais depois de perder em sua estreia, também neste domingo, para a Itália. A partida da segunda rodada acontece na quinta (13), às 18h (13h no Brasil).

Veja também

Conmebol define datas de rodada tripla das Eliminatórias em outubro
Eliminatórias

Conmebol define datas de rodada tripla das Eliminatórias em outubro

Sem lesão, Sabino viaja e reforça Sport contra o Galo
Sport

Sem lesão, Sabino viaja e reforça Sport contra o Galo