Após primeiro teste, pilotos minimizam efeitos do halo

Escuderias fazem, até esta quinta-feira (1º), os testes coletivos da pré-temporada 2018, em Barcelona

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton na apresentação do carro para 2018Valtteri Bottas e Lewis Hamilton na apresentação do carro para 2018 - Foto: Justin Tallis/AFP

Para quem olha de fora, é impossível não notar o halo, proteção de cockpit que a Fórmula 1 estreia nesta temporada. Os pilotos, entretanto, afirmam: mesmo após terem feito apenas um dia de testes na pré-temporada, eles até já esqueceram da novidade.

"Sei que é algo muito marcante olhando de fora", reconheceu Fernando Alonso, da McLaren. "Até para mim, se eu vejo alguma foto, logo noto o halo. Mas, quando você está pilotando, seu foco está lá na frente e não fica olhando para a parte central do chassi. E nas curvas você olha para a esquerda ou para a direita. Então não interfere em nada."

Bem menos experiente que o piloto de 36 anos, Pierre Gasly, que se prepara para sua primeira temporada completa, pela Toro Rosso, concorda com o espanhol, ainda que não tenha se conformado totalmente com a nova proteção.

"Já disse várias vezes que não sou nem um pouco fã do halo, mas provavelmente teremos de lidar com isso. Em termos de pilotagem, não muda muita coisa. Você ainda vê a pista normalmente e o halo não muda nada na maneira de pilotar."

Outro piloto que não vê qualquer diferença em pilotar com o halo é Nico Hulkenberg, da Renault. "Você meio que esquece. Honestamente, não afeta a minha pilotagem de maneira alguma."

Entrar e sair do carro com a novidade também parece mais um desafio para quem vê do lado de fora do que realmente é. Perguntado pela reportagem sobre o processo de entrar e sair do carro, Hulkenberg admitiu que a operação agora é mais "acrobática", mas não vê problemas. Pelo menos para ele, um dos pilotos mais altos do grid.

"É mais fácil para mim porque eu tenho pernas longas e posso entrar e sair mais fácil que os baixinhos. É tipo uma escalada, um pouco mais acrobático, mas não é um problema."

Leia também:
[Fotos] Mercedes lança o W09, carro da temporada 2018
Fernando Alonso aprova McLaren para o Mundial de 2018
Ferrari apresenta carro todo vermelho para F1 2018
Force India apresenta carro e diz que pode mudar de nome

Já Alonso é o piloto mais baixo do pelotão, com 1,70m, e disse ter sentido dificuldades, mas elas não têm exatamente a ver com seu tamanho. "Você tenta ter cuidado para entrar e sair quando está na garagem porque as luzes ficam próximas e há pouco espaço, mas até o momento o halo não tem se mostrado um problema."

Os testes coletivos da pré-temporada continuam até a quinta-feira (1º) no Circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. O primeiro dia de treinos foi liderado por Daniel Ricciardo, da Red Bull. Vatteri Bottas, da Mercedes, foi o segundo, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, o terceiro.

Veja também

Aliviado, Kleina vê vitória como fator para 'readquirir confiança'
Náutico

Aliviado, Kleina vê vitória como fator para 'readquirir confiança'

Sai, zica! Náutico encerra jejum e bate Oeste fora de casa
Série B

Sai, zica! Náutico encerra jejum e bate Oeste fora de casa