Esportes

Arena no radar para receber final da Sul-Americana

CBF incluiu o estádio na lista para ser uma das possíveis sedes da final do certame em 2021, 2022 ou 2023

Arena de PernambucoArena de Pernambuco - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Desde o ano passado a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana vêm sendo decididas em jogo único, no lugar do antigo formato de ida e volta, com um jogo na casa de cada equipe. Nos próximos anos, Pernambuco pode receber a final da segunda competição mais importante do continente. A CBF incluiu a Arena de Pernambuco na lista para ser uma das possíveis sedes da final do certame em 2021, 2022 ou 2023.

Ainda não se sabe quando a Conmebol vai escolher os locais para sediarem as finais das suas principais competições por clubes dos próximos anos, mas ter Pernambuco como uma possível escolha deixou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, animado com a notícia. "A Arena tem, sem dúvidas, uma das melhores manutenções do Brasil. É uma satisfação fazer parte da lista. Já nos habilitamos para esse processo e vamos aguardar a decisão da Conmebol", falou o mandatário.

Segundo o presidente da FPF, a Arena não precisaria passar por nenhuma melhoria para receber uma eventual final da Sul-Americana. "Temos nota máxima em todos os requisitos... qualidade de gramado, estrutura, manutenção, sistema de iluminação, tecnologia... isso tudo joga a nosso favor para uma possível escolha. Porém, sabemos que as outras cidades do Brasil que estão na lista também têm estádios muito bons", explicou. Citando o nome apenas do Mineirão, Carvalho disse que há mais outros três estádios brasileiros brigando para ser sede da decisão do torneio continental nos próximos anos.

Em 2019, a responsável por receber a final da Sul-Americana foi Assunção, no Paraguai. Na ocasião, o Independiente del Valle/EQU sagrou-se campeão ao derrotar o Colon/ARG, por 3x1. Neste ano, caso as coisas voltem a se normalizar, Córdoba, na Argentina, será a cidade a receber a decisão.

Leia também:
CBF antecipa taxas para ajudar quase 500 árbitros durante pandemia
Conmebol suspende todos os jogos da Libertadores e da Sul-Americana até 5 de maio


No último dia 27 de março, a Arena de Pernambuco receberia a partida entre Brasil e Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o compromisso foi adiado. Com a suspensão, a Conmebol planeja iniciar o torneio que dá vaga à Copa do Catar de 2022 em setembro.

Caso seja escolhido sede da final da Sula já para 2021, Pernambuco poderá ter a possibilidade de ver um de seus times disputando a competição. Único representante do Estado na Série A deste ano, o Sport tem que ficar entre os oito que garantem vaga para disputar o torneio. O Leão já participou do certame em cinco oportunidades (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017) e atuou três vezes no estádio que recebeu a Copa de 2014, no certame. Em 2013, eliminou o Náutico nos pênaltis e, em 2016, a ida e a volta contra o Santa Cruz foram na Arena, com o Tricolor seguindo em frente.

Veja também

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Newsletter