Arena no radar para receber final da Sul-Americana

CBF incluiu o estádio na lista para ser uma das possíveis sedes da final do certame em 2021, 2022 ou 2023

Arena de PernambucoArena de Pernambuco - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Desde o ano passado a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana vêm sendo decididas em jogo único, no lugar do antigo formato de ida e volta, com um jogo na casa de cada equipe. Nos próximos anos, Pernambuco pode receber a final da segunda competição mais importante do continente. A CBF incluiu a Arena de Pernambuco na lista para ser uma das possíveis sedes da final do certame em 2021, 2022 ou 2023.

Ainda não se sabe quando a Conmebol vai escolher os locais para sediarem as finais das suas principais competições por clubes dos próximos anos, mas ter Pernambuco como uma possível escolha deixou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, animado com a notícia. "A Arena tem, sem dúvidas, uma das melhores manutenções do Brasil. É uma satisfação fazer parte da lista. Já nos habilitamos para esse processo e vamos aguardar a decisão da Conmebol", falou o mandatário.

Segundo o presidente da FPF, a Arena não precisaria passar por nenhuma melhoria para receber uma eventual final da Sul-Americana. "Temos nota máxima em todos os requisitos... qualidade de gramado, estrutura, manutenção, sistema de iluminação, tecnologia... isso tudo joga a nosso favor para uma possível escolha. Porém, sabemos que as outras cidades do Brasil que estão na lista também têm estádios muito bons", explicou. Citando o nome apenas do Mineirão, Carvalho disse que há mais outros três estádios brasileiros brigando para ser sede da decisão do torneio continental nos próximos anos.

Em 2019, a responsável por receber a final da Sul-Americana foi Assunção, no Paraguai. Na ocasião, o Independiente del Valle/EQU sagrou-se campeão ao derrotar o Colon/ARG, por 3x1. Neste ano, caso as coisas voltem a se normalizar, Córdoba, na Argentina, será a cidade a receber a decisão.

Leia também:
CBF antecipa taxas para ajudar quase 500 árbitros durante pandemia
Conmebol suspende todos os jogos da Libertadores e da Sul-Americana até 5 de maio


No último dia 27 de março, a Arena de Pernambuco receberia a partida entre Brasil e Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o compromisso foi adiado. Com a suspensão, a Conmebol planeja iniciar o torneio que dá vaga à Copa do Catar de 2022 em setembro.

Caso seja escolhido sede da final da Sula já para 2021, Pernambuco poderá ter a possibilidade de ver um de seus times disputando a competição. Único representante do Estado na Série A deste ano, o Sport tem que ficar entre os oito que garantem vaga para disputar o torneio. O Leão já participou do certame em cinco oportunidades (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017) e atuou três vezes no estádio que recebeu a Copa de 2014, no certame. Em 2013, eliminou o Náutico nos pênaltis e, em 2016, a ida e a volta contra o Santa Cruz foram na Arena, com o Tricolor seguindo em frente.

Veja também

Após debandada, Superliga europeia anuncia que vai 'remodelar projeto'
Superliga

Após debandada, Superliga europeia anuncia que vai 'remodelar projeto'

Empossado, Bivar fala de reforma do estatuto e austeridade financeira
Sport

Empossado, Bivar fala de reforma do estatuto