Arruda de 1972: marketing Tricolor lança campanha digital para angariar recursos

Iniciativa faz parte do quadro de planejamento do clube para arrecadar receitas que serão destinadas ao pagamento da folha salarial de funcionários, segundo diretor de marketing

Torcida do Santa Cruz no estádio do ArrudaTorcida do Santa Cruz no estádio do Arruda - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Depois de lançar a campanha de produção de máscaras estilizadas, como medida preventiva ao novo coronavírus, o departamento de marketing do Santa Cruz lançou, na tarde desta quinta-feira (23), uma nova iniciativa, também exaltando o objetivo de arrecadar receitas para o pagamento de parte da folha salarial de funcionários. Desta vez, no entanto, bebendo de uma fonte inteiramente digital, a ação surge com a proposta de também ajudar outras instituições. A campanha é uma espécie de evento virtual convidando a torcida a reviver, simbolicamente, até o dia 15 de maio, a inauguração do Arruda, em 1972, diante do Flamengo, em jogo amistoso que terminou empatado em 0x0. 

O diretor de marketing do clube, Guilherme Leite, contou a importância da ação à Folha de Pernambuco, destacando que o valor das arrecadações será divido entre o clube - que vai destinar sua parte de forma integral ao pagamento de colaboradores e funcionários - e instituições que estão à frente do combate à Covid-19, como a Universidade de Pernambuco (UPE), a Love Fútbol, o abrigo Lar de Jesus e a igreja de São Pedro.

"A exemplo do que aconteceu com as máscaras, que a gente está conseguindo arrecadação para manter o pagamento dos funcionários em dia, essa é mais uma ação, porém de forma diferente. O torcedor que está com saudade de ir para o Arruda, a gente tenta amenizar isso de certa forma fazendo um jogo virtual e fazendo com o que ele possa contribuir com o ingresso. Então, contamos com a torcida e esperamos que a torcida do Santa lote o Arruda, dessa vez de forma virtual", disse Guilherme Leite.

A meta da campanha é ultrapassar o número de torcedores que compareceram à partida contra o rubro-negro carioca, em 1972. Consequentemente, a arrecadação do jogo também será superada. Na ocasião, o público pagante foi de 57.688 para um público geral de mais de 62 mil torcedores no estádio, que contava somente com as estruturas da arquibancada inferior. 

Todos os números ficam expostos no site e, segundo ele, o próprio site realiza as transferências monetárias para o clube para o pagamento dos funcionários. Até o momento 117 ingressos foram vendidos, o que já rendeu R$ 1.230 ao Santa e um pouco mais de R$ 527 às entidades parceiras. 

Como funciona?
- Os torcedores compram um ingresso solidário;
- Os torcedores recebem um e-mail com o “ingresso virtual” como forma simbólica de agradecimento;
- No final da campanha, o clube emitirá outro e-mail, desta vez com a prestação de contas.

Preço dos ingressos virtuais
Arquibancada inferior: R$ 10
Sociais: R$ 20
Cadeira: R$ 40
Camarote: R$ 80

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Sócios
As ações lançadas pelo clube servem também de incentivo para alavancar o quadro de sócios. Por meio do impulsionamento de campanhas produzidas pelo marketing, o clube tem observado uma oscilação, por outro lado, no número de associados, vezes conseguindo recuperar parte daqueles que estavam inadimplentes no mês de março, vezes perdendo outros que estavam com as contas em dia.  

O diretor de marketing coral contou que a equipe à frente da arrecadação continua em constante contato com os torcedores, de modo que chega a realizar de 30 a 40 ligações diárias em busca de flexibilizações com os que não estão conseguindo arcar com as mensalidades.

No mês passado, o clube revelou uma queda de aproximadamente 40% no número de sócios titulares adimplentes, o que equivale a um déficit de mais de R$ 100 mil em arrecadação. Ainda sem exatidão sobre uma possível mudança na quantidade de sócios, o relatório do clube, segundo Guilherme, deve ser concluído no início do mês de maio, trazendo um balanço atualizado dos números de abril.

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