Asec-Caruaru e Garapa decidem Pernambucano Adulto de Futsal 2019

Caminhada similar das equipes marca equilíbrio na final da competição

É a terceira decisão do Asec-Caruaru, enquanto o Garapa busca o título pela primeira vezÉ a terceira decisão do Asec-Caruaru, enquanto o Garapa busca o título pela primeira vez - Foto: Divulgação

O 56º Campeonato Pernambucano Adulto de Futsal será finalizado neste sábado (7) com um grande confronto: Asec-Caruaru x Garapa. As duas equipes decidirão o título em partida única no Ginásio Municipal de Afogados da Ingazeira, às 20h30. A maior competição estadual do Norte e Nordeste contou com a participação de 20 clubes de todas as regiões do Estado no processo de interiorização da modalidade iniciado na gestão do presidente da FPFS Luiz Cláudio de Carvalho e com a final sendo realizada pela primeira vez no Sertão.

A grande final reunirá times com históricos distintos na competição. Enquanto o Asec-Caruaru irá para a terceira final seguida do Pernambucano Adulto – sendo campeão em 2017 -, o Garapa disputará o título pela primeira vez. Já neste ano, as campanhas são bem parecidas com apenas uma derrota em 11 jogos cada. Os caruaruenses perderam ainda na primeira fase para o Imperial/Bom Jardim, mas acumulam outras dez vitórias. Enquanto o time de Petrolina foi derrotado pelo Cabrobó Futsal, também na fase inicial, e chegou à decisão ainda com sete vitórias e três empates.

Mesmo com o tropeço no início, o Garapa Futsal manteve o planejamento e alcançou o primeiro objetivo que era a final. Porém, o título inédito é a principal meta da equipe sertaneja, que recebeu o abraço da região para levantar o troféu de campeão do Pernambucano Adulto de Futsal.

Leia também:

Futsal: Santa e Sport acaba em tumulto no Arrudinha

[Vídeo] Folha em Campo entrevista Falcão, a lenda do futsal

Matheus Cunha volta ao Recife após passagem por futsal do CT Barão 

“Sempre tivemos os pés no chão, mesmo depois da estreia com derrota. Trabalhamos firmes, todos os dias da semana e chegamos na final. Agora, é trabalhar para acertar os detalhes e montar a estratégia para a grande final. Estamos focados na decisão e com o apoio do Vale do São Francisco, da cidade de Petrolina, de Juazeiro e de todo o Sertão. Vamos com muita força para esta partida”, ressaltou o técnico Ricardinho. 

O Asec-Caruaru buscará o seu segundo título Estadual e conta com a experiência do técnico Fabiano Chokito, multicampeão no futsal. Porém, apenas o retrospecto dos caruaruenses não é o suficiente para colocá-los como favorito na decisão e o treinador espera equilíbrio entre as equipes no último duelo da competição.

“Acredito que será campeão quem estiver mais atento e focado nos detalhes para aproveitar os bons momentos. O Garapa, embora esteja na primeira final, tem jogadores experientes, com títulos e passagens até por times estrangeiros. Enquanto o nosso time teve uma construção crescente ao longo da competição. Será um jogo equilibrado e de muita qualidade. Ricardinho tem feito um trabalho muito bom por lá e temos muito respeito por eles. Mas sem perder a confiança e a atitude do que podemos fazer em quadra. Este será o caminho para o título”, pontuou Fabiano Chokito. 

Confira abaixo as campanhas dos dois times:

Asec-Caruaru

1ª fase
Asec-Caruaru 2x0 SER/Seleção Limoeiro
Aliança Futsal 0x3 Asec-Caruaru
Imperial/Bom Jardim 2x3 Asec-Caruaru
Asec-Caruaru 3x5 Imperial/Bom Jardim
Asec-Caruaru 7x1 Aliança futsal
SER/Seleção Limoeiro 1x11 Asec-Caruaru

2ª Fase
Asec-Caruaru 4x1 Aliança Futsal
Imperial/Bom Jardim 0x6 Asec-Caruaru
Asec-Caruaru 6x1 Unacity/Água Preta

Quartas de final
Asec-Caruaru 2x0 Litoral Norte

Semifinal
Asec-Caruaru 2x0 LW/Arcoverde

Garapa

1ª fase
Garapa 0x1 AACF-Cabrobó Futsal
Petrolândia 2x2 Garapa
Garapa 3x2 Petrolinense Facesp
Petrolinense Facesp 2x9 Garapa
Garapa 3x1 Petrolândia
AACF-Cabrobó 2x2 Garapa

2ª Fase
Garapa 5x1 Petrolinense Facesp
Garapa 12x0 Afogadense
LW/Arcoverde 0x0 Garapa

Quartas de final
Garapa 3x1 Petrolinense Facesp

Semifinal
Aest-Tamandaré 0x2 Garapa

CAMPEONATO 2019
O Campeonato Pernambucano Oficial de Futsal 2019, promovido pela Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), foi a maior competição estadual do Norte e Nordeste da modalidade. Em 2019, o torneio foi dividido em 13 categorias com times de todas as regiões. No total, foram 104 equipes de 35 cidades com mais de 250 profissionais envolvidos e 2.600 atletas inscritos.

No primeiro semestre, a competição foi realizada para quatro categorias com títulos para as equipes da capital. O Náutico levou o Campeonato Pernambucano sub-8 e sub-14, o Sport foi campeão no sub-10 e o CT Barão levou para casa a taça no sub-12. Enquanto em agosto a bola pesada voltou a rolar para o Estadual nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto. 

 

Veja também

Hereda ressalta crescimento do Náutico após chegada de Hélio dos Anjos
Futebol

Hereda ressalta crescimento do Náutico após chegada de Hélio dos Anjos

“Grande Copa do Mundo”, diz Ventura sobre reta final do Sport na Série A
Futebol

“Grande Copa do Mundo”, diz Ventura sobre reta final do Sport na Série A