Athletico/PR vence Grêmio e vai à final da Copa do Brasil

A equipe atleticana frustrou, assim, qualquer expectativa de um possível Grenal na final do torneio

Atleticanos comemoram histórica classificaçãoAtleticanos comemoram histórica classificação - Foto: Divulgação/athletico.com.br

Para alcançar a final da Copa do Brasil, o Athletico/PR precisava fazer o que só o Flamengo havia conseguido na temporada: vencer o Grêmio por dois gols de diferença. Conseguiu, devolveu o placar do jogo de ida e avançou na disputa por pênaltis.

A equipe atleticana frustrou, assim, qualquer expectativa de um possível Grenal na final do torneio – o Internacional disputa a outra semifinal contra o Cruzeiro.

Com a classificação, o técnico Tiago Nunes escreve mais um capítulo de sua meteórica ascensão no clube. Ele chegou ao Athletico por meio da Ferroviária.

Após alguns bons anos na base do Grêmio, assumiu o sub-20 do clube paulista em 2016. Em abril do ano seguinte, foi chamado ao sub-19 atleticano.

No começo de 2018, conduziu um alternativo elenco do Athletico rumo ao título do Campeonato Paranaense. Na metade do ano, durante a pausa para a Copa do Mundo, foi alçado ao cargo de interino na equipe principal com a demissão de Fernando Diniz.

Foi campeão da Copa Sul-Americana, primeiro título internacional do clube em sua história, e efetivado no comando. Na Copa Libertadores, caiu para o tradicional Boca Juniors nas oitavas. Agora, chega a final da Copa do Brasil, troféu que também seria inédito para o Athletico.

Na semifinal, Marco Ruben e Nikão, com um gol em cada tempo, fizeram a equipe paranaense devolver o 2x0 sofrido na Arena do Grêmio. Na segunda etapa, o zagueiro Kannemann foi expulso após carrinho violento em Léo Cittadini.

O Grêmio ainda teve um gol de David Braz, que entrou no lugar do companheiro expulso, bem anulado por impedimento. A igualdade levou a partida para os pênaltis.

O atacante Pepê, quinto e último nas cobranças alternadas, foi o único a desperdiçar sua cobrança, defendida pelo goleiro Santos, cria da base atleticana.

Nas quartas de final, contra o Flamengo, o time atleticano também avançou nos pênaltis, após dois empates no tempo normal.

Essa foi a nona derrota do Grêmio na temporada, a única na Copa do Brasil.

O time de Renato Gaúcho segue firme na Copa Libertadores, após eliminar o Palmeiras nas quartas de final, vencendo por 2x1 de virada o jogo de volta fora de casa. Na semifinal do torneio continental, o Grêmio enfrentará o Flamengo.

A eliminação também impede que os gremistas empatem com o Cruzeiro como maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco títulos. Os mineiros podem aumentar essa vantagem, caso conquistem o título.

Veja também

Sport perto de oficializar contratação de Paulinho Moccelin
Futebol

Sport perto de oficializar contratação de Paulinho Moccelin

Imprensa alemã diz que Hansi Flick será próximo técnico da seleção
Futebol

Imprensa alemã diz que Hansi Flick será próximo técnico da seleção