Bolsa Atleta

Atletas do Bolsa Atleta PE e Time PE iniciam atendimentos odontológicos gratuitos

Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco com a UniFBV

Avaliação odontológica do Bolsa AtletaAvaliação odontológica do Bolsa Atleta - Foto: Pedro Menezes/Divulgação

As avaliações odontológicas gratuitas promovidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, em parceria com a UniFBV, tiveram início nesta quarta-feira (3). A cesta de serviços, que conta ainda com atendimento fisioterápico, psicológico e avaliação de performance esportiva e do desempenho humano, a partir de parâmetros socioeconômicos, bioquímicos, dietéticos, metabólicos, fisiológicos, funcionais e biomecânicos, foi anunciada no final de 2020 e abrange todos os atletas contemplados nos programas Bolsa Atleta Pernambuco e Time PE 2020/2021. Neste primeiro dia de atendimento, estiveram presentes nove esportistas: Pâmela Santana, Antonio Pedro, Kelvin Vieira, Sarah Freitas e João André (Atletismo); Rebeka e Juan Venceslau (Judô); Vitória Valadares (Triathlon) e Andrey Alves (Beach Soccer). 

"Existem muitos estudos hoje na literatura científica mostrando que alterações na cavidade bucal, ou o aparecimento de alguma lesão nessa área, faz com que o atleta tenha a sua performance reduzida. O que ocorre é que o processo inflamatório atinge a corrente sanguínea e aumenta o índice de lesões musculares nesses competidores, diminuindo o desempenho do atleta nos treinamentos e, consequentemente, nas competições. Por isso a importância de um acompanhamento específico para esses esportistas", explicou Cácio Lopes Mendes, professor da disciplina de radiologia odontológica. 

Para a atleta do salto em altura, Sarah Freitas, de 22 anos, o acompanhamento é um incentivo ainda maior na busca por resultados. "Além da parte financeira, ter todos esses cuidados, que muitas vezes para ter, precisávamos tirar do nosso bolso, é de extrema importância. Estou muito feliz com a iniciativa. Pernambuco tem servido de exemplo para outros estados. No quesito valorização dos atletas, o estado está saindo muito na frente", destacou a campeã do Troféu Brasil 2020, contemplada pelo Bolsa Atleta PE há dois anos. 

"O suporte que estamos tendo com todos esses serviços faz a diferença no dia a dia, principalmente numa época como essa, de pandemia, onde tudo ficou ainda mais difícil para todo mundo. Eu já tinha um atendimento particular de odontologia, mas era um trabalho mais básico. Aqui vou ter um atendimento personalizado, voltado para a minha realidade de atleta", complementou a judoca Rebeka Venceslau, de 16 anos, contemplada pelo programa Time PE. Em 2019, ela ocupou o top 5 do Campeonato Mundial de Judô, no Cazaquistão. 

Bolsa Atleta e Time PE

O Bolsa Atleta e Time Pernambuco são programas de incentivo ao esporte que selecionam atletas e paratletas de rendimento, através de edital público, que apresentem e comprovem resultados esportivos, nacionais ou internacionais, para o recebimento de benefício mensal correspondente ao resultado apresentado, durante o período de 12 meses. Os dois programas contemplam, na edição 2020/2021, o quantitativo de 398 atletas/paratletas de 44 modalidades esportivas diferentes, abrangendo todas as regiões do Estado.

Veja também

Por falta de recursos, Salgueiro estuda não disputar a Série D
Salgueiro

Por falta de recursos, Salgueiro estuda não disputar a Série D

Garay anuncia pausa na carreira para engravidar, após Jogos de Tóquio
Vôlei

Garay anuncia pausa na carreira para engravidar, após Jogos de Tóquio