Esportes

Atlético de Madrid se classifica à 3ª semifinal de Champions em quatro anos

Equipe comandada por Simeone empatou com o Leicester por 1x1 na Inglaterra, após vencer a ida por 1x0

Atlético de MadridAtlético de Madrid - Foto: AFP

O Atlético de Madri se tornou o primeiro semifinalista da Liga dos Campeões ao empatar com o Leicester em 1x1, nesta terça-feira, fazendo valer a vitória por 1x0 da partida de ida, no Vicente Calderón, na semana passada.

A equipe comandada pelo argentino Diego Simeone praticamente sentenciou sua classificação ao abrir o placar na Inglaterra com Saúl Ñíguez, aos 26 minutos. Após o intervalo, os ingleses, precisando de três gols para ficarem com a vaga, só conseguiram o empate com o atacante Jamie Vardy, aos 16.

Simeone quis proteger sua vantagem desde o início e colocou em campo o uruguaio José María Giménez, renunciando a um segundo atacante, como Fernando Torres ou Kevin Gameiro.

O Atlético entrou nervoso em campo e foi o Leicester que teve a primeira chance clara, num cruzamento para trás de Vardy que o japonês Shinji Okazaki finalizou por cima do gol.

Apesar do nervosismo, o Atlético aproveitou a primeira chance que teve para sentenciar a eliminatória, num centro da esquerda do brasileiro Filipe Luís que Saúl cabeceou forte, com categoria, sem chances para o goleiro dinamarquês Kaser Schmeichel.

O gol acabou sendo uma verdadeira ducha de água fria nas pretensões dos Foxes de chegarem às semifinais, já que com o gol da vitória do Atlético em Madri (1x0), o Leicester precisava balançar as redes três vezes para passar de fase.

E três gols é muito para pedir para qualquer time fazer contra o Atlético de Simeone, que não passou apuros no restante do primeiro tempo, a não ser num chute do argelino Riyad Mahrez que o goleiro eslovaco Jan Oblak foi buscar, aos 35 minutos.

Pressão inglesa

O segundo tempo foi mais aberto, com mais chances de gol por parte de ambas as equipes. Vardy (47) e Benjamin Childwell (52) chegaram com perigo para os Foxes, enquanto o Atlético respondeu com Antoine Griezmann, que cruzou da linha de fundo e Yannick Carrasco não alcançou, mas pediu pênalti (50).

Na terceira chance que teve, o Leicester finalmente conseguiu empatar o jogo com Vardy, que pegou de primeira um rebote dentro da área, aos 16 minutos.

Em seguida, em um lateral cobrado na área, os ingleses tiveram a chance de virar a partida, mas o chute do argentino Leonardo Ulloa foi travado pelo francês Lucas Hernández (65).

Muito recuado, o Atlético sofria para segurar o placar e outro chute de Vardy foi tirado em cima da linha por Savic (68), pouco antes do nigeriano Wilfred Ndidi aparecer livre para finalizar e chutar para fora (69).

Mahrez, em cobrança de falta direta que saiu por pouco, também teve a chance de marcar o segundo gol do Leicester e colocar fogo no jogo (76), num momento em que o Atlético mal pisava no campo adversário.

No fim, o Atlético soube segurar a pressão do desesperado campeão inglês, fazendo valer o gol de pênalti marcado pelo francês Antoine Griezmann no jogo de ida.

Com este resultado, o Atlético se classificou para as semifinais da Liga dos Campeões pela terceira vez em quatro anos e segue com chances de conquistar o título continental pela primeira vez em sua hitória, após as derrotas nas finais de 2014 e 2016, ambas para o arquirrival Real Madrid.

Veja também

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas
Futebol

Náutico está próximo de rescindir contrato com o atacante Ray Vanegas

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico
Futebol

"Agora somos ex": Souza, hoje no América-RN, posta música com indireta para o Náutico

Newsletter