SITUAÇÃO CRÍTICA

Atuação de Pedro Henrique é vista como irregular e Sport pode sofrer perda grave de pontos

Partidas do zagueiro pelo Internacional o impossibilitava de entrar em campo pelo Leão

Pedro Henrique, zagueiro do SportPedro Henrique, zagueiro do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A utilização de Pedro Henrique pode render uma perda de pontos significativa para o Sport no Campeonato Brasileiro. Contratado por empréstimo junto ao Internacional, o zagueiro disputou o início da Série A pelos gaúchos, tendo entrado em campo em cinco oportunidades e composto o banco de reservas em outras nove. De acordo com a regra da competição, quando um atleta disputa sete ou mais jogos por um clube, sua atuação por outra equipe da mesma divisão se torna inviabilizada. 

O que torna a atuação de Pedro pelo Leão irregular são duas partidas em que, mesmo no banco de reservas do Internacional e sem entrar em campo, o atleta recebeu cartão amarelo. A penalidade dada pela arbitragem ao atleta o inclui na súmula do jogo e, consequentemente, configura uma participação em partida. Assim, o jovem de 20 anos participou de sete jogos pelo Internacional.

De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena para o caso é de perda de três pontos por partida disputada pelo atleta irregular e multa de R$ 100 até R$ 100 mil por jogo. Além disso, serão anulados os pontos conquistados pela equipe quando o jogador atuou. 

Com a camisa do Sport, Pedro Henrique atuou em quatro oportunidades e ficou no banco em uma. O zagueiro entrou em campo nas derrotas para São Paulo e Fortaleza e nos empates com Chapecoense e Athletico-PR. Com isso, o Leão da Praça da Bandeira pode perder até 14 pontos, além da multa a ser paga. 

Em coletiva concedida na manhã desta terça-feira (28), o presidente do clube, Leonardo Lopes, cometou sobre o caso.

"Quando fizemos um levantamento minucioso, tomamos conhecimento da situação de Pedro Henrique, Já acionamos os nossos advogados esportivos. A partir do momento que tomamos conhecimento desse fato, que não poderia ter ocorrido essa situação, é trabalhar pra evitar as perdas de pontos e não prejudique os trabalhos do jogador", explicou. 
 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter