Esportes

Audiência da F-1 cresce 20% no país em 2018

Os dados foram divulgados pela FOM, que cuida dos direitos comerciais da Fórmula 1

GP de InterlagosGP de Interlagos - Foto: Nelson Almeida/AFP

A primeira temporada em que o Brasil não teve um piloto na Fórmula 1 em mais de 40 anos não abalou a audiência da categoria no país. Pelo contrário: um campeonato mais disputado que nos anos anteriores fez com que a audiência cumulativa crescesse 20% no país, de acordo com dados divulgados pela FOM, que cuida dos direitos comerciais da F-1.

Assim, o Brasil segue na liderança tanto em termos de alcance -atingindo 115,2 milhões de espectadores, número muito acima da segunda colocada, a China, com 68 milhões-, como também em audiência cumulativa. No geral, a F-1 ganhou 10% em termos de espectadores únicos em 2018, alta puxada fortemente pela China, que voltou a mostrar a categoria em TV aberta e viu os números de audiência mais que triplicarem em relação a 2017.

Outros mercados que tiveram crescimento de destaque foram o subcontinente indiano -Índia, Paquistão, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal e Butão-, com 87% de crescimento, além de França (51%), Rússia (27%) e Estados Unidos (20%). Os norte-americanos, que passaram a ter a F-1 na ESPN em 2018, agora ocupam o terceiro lugar em termos de alcance, atrás de Brasil e China.

O grande foco da Liberty Media, que assumiu o controle da F-1 no começo de 2017, é aumentar uma presença que era praticamente nula da categoria nas mídias sociais e outras plataformas de internet. Por conta disso, o esporte tem sido, desde então, o que mais cresce nas redes. Em 2018, o número de seguidores nas várias plataformas aumentou em 53%, chegando a 18,5 milhões de pessoas. Um grande foco de aumento foi o consumo de vídeos (77% mais visualizações), tipo de conteúdo em que a Liberty vem apostando fortemente e que era negligenciado na época de Bernie Ecclestone no comando. O investimento vem dando frutos: o canal de YouTube da F-1 aumentou o número de inscritos em 115% ano passado.

Essa estratégia visa conquistar um público mais jovem e os números mostram que os resultados começam a aparecer: nos últimos dois anos, ou seja, desde que essa política da Liberty foi implementada, 61% dos novos fãs conquistados têm menos de 35 anos, e 35% menos de 25 anos. O número total de fãs é calculado em 506 milhões -aumento de três milhões em relação ao ano passado. Destes, 205 milhões têm menos de 35 anos. A média de idade do fã da categoria é de 40 anos, algo no mesmo nível do futebol, NBA, NFL e tênis.

Leia também:
Após primeiro gol como profissional, Elias mostra humildade
Cortes no dinheiro do Bolsa Atleta frustram jovens em início de carreira
Patriots disputará terceiro Super Bowl consecutivo

Veja também

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina
futebol

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina

Horner manda recado para chefe da Mercedes sobre Verstappen: 'tenha foco em sua equipe'
Fórmula 1

Horner manda recado para chefe da Mercedes sobre Verstappen: 'tenha foco em sua equipe'

Newsletter