Autoridade Brasileira volta a ter controle antidoping

ABCD recebeu autorização para regular o doping no País após adotar as exigências da WADA

Autoridade Brasileira, agora, está inserida no código mundialAutoridade Brasileira, agora, está inserida no código mundial - Foto: Divulgação

A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou, nesta quarta-feira (12), que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) volta a possuir autorização para o controle do antidoping nacional. "As autoridades brasileiras adotaram com êxito as regras processuais de acordo com o Código para regular a atividade de seu recém-criado Tribunal Disciplinar", informa a Wada em nota oficial.

Em novembro do ano passado, o órgão internacional havia descredenciado a ABCD principalmente pela demora do Brasil em colocar em funcionamento seu Tribunal de JAD (Justiça Desportiva Antidopagem). Além disso, a Wada apontou que o Brasil estava fora de conformidade com seu Código Mundial Antidoping; pessoas ligadas a empresas e a confederações esportivas foram nomeadas para cargos na ABCD, o que vai contra as regras tanto da entidade internacional quanto da brasileira, por exemplo. O órgão autônomo é responsável por julgar todos os casos de doping do País.

Veja também

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico
Futebol

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'
Opinião

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'