Bahia jogará com camisa 'manchada de óleo' em protesto a desastre ambiental

Bahia enfrenta o Ceará pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro na segunda-feira (21)

Bahia enfrenta o Ceará, nesta segunda (21), com a camisa manchada de óleoBahia enfrenta o Ceará, nesta segunda (21), com a camisa manchada de óleo - Foto: Reprodução/Instagram

O Bahia enfrenta o Ceará SC pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro na segunda-feira (21). A partida, que vai acontecer no estádio do Pituaçu, em Salvador, será palco de protesto do ativista time baiano: jogadores vestirão camisa "manchada de óleo". O protesto contra o vazamento de óleo que toma conta das praias nordestinas vem acompanhado de um manifesto, divulgado neste domingo (20) no site do clube.

"Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?", indaga a postagem. "Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade? A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural", finaliza o texto.

Leia também:
Óleo chega à praia de Suape, no Cabo
Mais de 50 toneladas de óleo já foram retiradas das praias de Pernambuco


O Bahia tem histórico de manifestações sociais. Neste ano, o clube criou um site para auxiliar mulheres que forem vítimas de assédio em estádios de futebol. A ferramenta traz um "assediômetro", que mostra em tempo real a quantidade média de mulheres assediadas em 2019. Além disso, por ele, é possível relatar o assédio sofrido em um estádio. Por fim, o site dá dicas de o que fazer em caso de assédio e disponibiliza o número 180, da central de atendimento à mulher em situação de violência.

Veja também

Com brasileiros, finais da Free Fire Continental Series acontecem neste fim de semana
Free Fire

Com brasileiros, finais da Free Fire Continental Series acontecem neste fim de semana

Em evolução, Náutico visita Juventude buscando respirar na tabela
Série B

Em evolução, Náutico visita Juventude buscando respirar na tabela