Barcelona volta a vencer no Campeonato Espanhol

Suarez e Alba marcaram os gols da vitória por 2x0 diante do Eibar, ampliando liderança no torneio

Uruguaio e espanhol marcaram os golsUruguaio e espanhol marcaram os gols - Foto: Ander Gillinea / AFP

Depois de dois empates seguidos (contra Espanyol e Getafe) no Campeonato Espanhol, o Barcelona voltou a vencer ao derrotar o Eibar, por 2 a 0, fora de casa, neste sábado (17), em jogo válido pela 24ª rodada da competição. Com o resultado, o Barça chega a 62 pontos, dez a mais em relação ao segundo colocado, o Atlético de Madri, que joga neste domingo (18) contra o Athletic Bilbao, em casa. Já o Eibar é o sétimo na tabela, com 35 pontos.

Suárez (com assistência de Messi) e Alba anotaram os gols. O meia Philippe Coutinho começou o jogo no banco de reservas e entrou no segundo tempo na vaga de Iniesta. O Eibar criou boas chances para marcar, sufocou o rival em certos momentos, mas faltou caprichar nas finalizações. A equipe da casa jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos por causa da expulsão de Orellana.

O técnico Ernesto Valverde, do Barcelona, resolveu começar a partida com Coutinho no banco e armou o seu meio de campo com Busquets, Rakitic, Iniesta e Paulinho. Suárez e Messi formaram a dupla de ataque. Do outro lado, o Eibar tinha dois volantes (García e Diop), uma linha de três jogadores mais à frente (Orellana, Jordán e Inui) e um atacante (Kike Garcia).

O Eibar começou o jogo pressionando o Barcelona. Nos 12 primeiros minutos, teve ao menos seis chegadas ao gol defendido por Ter Stegen, em chutes ou cabeçadas. Aos 18 minutos da primeira etapa, acertou o travessão com Orellana. Uma das táticas era adiantar a marcação e apertar a saída de bola do rival. Em uma tentativa de sair jogando, Ter Stegen quase se complicou perto da linha do gol.

Leia também:
Emery rompe com brasileiros do PSG, e Neymar evita atrito
Elenco do PSG fica na bronca com Emery após derrota
[Galeria] Cristiano Ronaldo leva a melhor em duelo com Neymar, e Real bate o PSG

A equipe da casa era melhor no jogo, até que Messi resolveu aparecer aos 15 minutos do primeiro tempo. Pela meia-esquerda, o argentino deu uma bela assistência para Suárez, que avançou, driblou o goleiro e mandou para as redes para abrir o placar para os visitantes. Aos 36 minutos, Messi quase deixou a sua marca, mas acertou a trave.

Por mais incrível que possa parecer, o Eibar teve mais posse de bola no primeiro tempo (53% contra 47%) e continuou a incomodar no início do segundo, com jogadas rápidas e envolventes. Porém, aos 21 minutos do segundo tempo, Orellana recebeu o cartão vermelho ao dar um soco na bola após uma falta. Pouco depois foi a vez de o técnico José Luis Mendilibar ser expulso por reclamação.

O Barcelona matou o jogo aos 43 minutos, quando Coutinho, que entrou no lugar de Iniesta aos 17 minutos da segunda etapa, lançou Vidal, que tocou para Messi na área. O argentino foi desarmado por Dmitrovic, mas a bola sobrou para Alba mandar para as redes.

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Eibar visita o Celta, no sábado (24), enquanto o Barcelona recebe o Girona, no mesmo dia. Antes disso, porém, o time da Catalunha tem um compromisso pela Liga dos Campeões. Na terça-feira (20), visita o Chelsea, pelo jogo de ida das oitavas de final.

Veja também

Empresário de Everaldo diz que Sport não procurou atacante para renovação
Futebol

Empresário de Everaldo diz que Sport não procurou atacante para renovação

Real Madrid bate Inter e passa como líder da chave às oitavas da Liga dos CampeõesFutebol Internacional

Real Madrid bate Inter e passa como líder da chave às oitavas da Liga dos Campeões