Bateria de Gabriel Medina será a primeira do Oi Rio Pro

No total, dez brasileiros disputarão a etapa brasileira da WSL, quarta parada do tour na temporada 2017

Gabriel Medina foi o melhor brasileiro no circuito 2016Gabriel Medina foi o melhor brasileiro no circuito 2016 - Foto: ASP / Kirstin Scholtz

Com Gabriel Medina logo na primeira bateria, está fechada a programação do Oi Rio Pro, quarta etapa da Liga Mundial de Surfe 2017, que tem início na próxima terça-feira (09), com janela de competição até o dia 20 de maio. Após 15 anos, o palco da etapa brasileira no CT voltará a ser Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, deixando a Barra da Tijuca.

O evento feminino será realizado simultaneamente. E, ao menos no ano passado, a etapa brasileira do tour se mostrou pé quente para os seus campeões, o havaiano John John Florence e a australiana Tyler Wright. Ambos vieram a levantar os seus primeiros títulos mundiais ao encerramento da temporada 2016.

Ao lado de Medina, na bateria inaugural masculina, estarão ainda o português Frederico Morais, que eliminou o brasileiro no Round 3 da etapa passada, em Bells Beach, na Austrália, e o australiano Ethan Ewing. Na sequência, será a vez de Adriano de Souza, que enfrentará o havaiano Ezekiel Lau e o californiano Nat Young.

O Brasil terá dez representantes no evento masculino: Medina, Adriano, Jadson André, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Caio Ibelli, Filipe Toledo e o pernambucano Ian Gouveia, além da presença novamente do paulista Jessé Mendes, líder do ranking do QS, convidado pela organização, e do vencedor da triagem que será realizada pela Federação de Surfe do Rio.

O potiguar Italo Ferreira, por sua vez, segue de molho, recuperando-se da lesão sofrida no tornozelo direito após uma sessão de free surf na Austrália. Em seu lugar, entrou o norte-americano Nat Young.

Atual campeão mundial e líder do ranking 2017, John John Florence defende também o título da etapa brasileira. No ano passado, ele venceu o australiano Jack Freestone na final. Coincidentemente, eles estão na mesma bateria do Round 1, que será completada justamente pelo vencedor da triagem.

Ranking
Somente três atletas ameaçaram a liderança de Florence nesta etapa, entre eles Adriano, que é o quarto colocado. Os outros são o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright, que dividem a segunda posição, além do norte-americano Kolohe Andino, fechando o top 5. Filipinho e Caio Ibelli são sexto e sétimo, respectivamente.

Medina, embora tenha feito um bom início de temporada com o terceiro lugar na primeira etapa, caiu na sequência da perna australiana e aparece em 11º. Kelly Slatter, que disse fazer um campeonato decisivo para bater o martelo da aposentadoria de competições, é o 13º. O pernambucano Ian Gouveia é 24º, tendo sido duas vezes 13º e uma 25º.

Feminino
Atual campeã mundial e da etapa verde-amarela, Tyler Wright defenderá o título no Rio de olho na lycra amarela, que, no momento, pertence à sua compatriota Stephanie Gilmore. Seis vezes campeã do mundo, Gilmore tem apresentado um surfe refinado nesta temporada, com um título, um vice e um terceiro lugar somados até agora.

Outra australiana na briga é Sally Fitzgibbons, que volta a competir após ter se machucado em Bells Beach. Ela, que liderava o ranking 2017 até o incidente, acabou perdendo uma posição. Tri mundial, a havaiana Carissa Moore é somente a sexta, com três quintos lugares. A cearense Silvana Lima, única brasileira e sul-americana entre as 17 do tour de elite, ocupa a 14ª posição, tendo vencido apenas uma bateria em sete disputadas.

Round 1 masculino
1. Gabriel Medina (BRA) x Frederico Morais (POR) x Ethan Ewing (AUS)
2. Adriano de Souza (BRA) x Ezekiel Lau (HAV) x Nat Young (EUA)
3. Owen Wright (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA) x Jadson André (BRA)
4. Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA) x Leo Fioravanti (ITA)
5. Jordy Smith (AFR) x Josh Kerr (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
6. John John Florence (HAV) x Jack Freestone (AUS) x vencedor da triagem
7. Filipe Toledo (BRA) x Adrian Buchan (AUS) x Ian Gouveia (BRA)
8. Matt Wilkinson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Joan Duru (FRA)
9. Joel Parkinson (AUS) x Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
10. Kelly Slater (EUA) x Conner Coffin (EUA) x Kanoa Igarashi (EUA)
11. Michel Bourez (PLF) x Caio Ibelli (BRA) x Stuart Kennedy (AUS)
12. Sebastian Zietz (HAV) x Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA)

Round 1 feminino
1. Carissa Moore (HAV) x Sage Erickson (EUA) x Laura Enever (AUS)
2. Courtney Conlogue (EUA) x Nikki Van Dijk (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3. Stephanie Gilmore (AUS) x Keely Andrew (AUS) x vencedeora da triagem
4. Tyler Wright (AUS) x Coco Ho (HAV) x Bianca Buitendag (ZAF)
5. Sally Fitzgibbons (AUS) x Tatiana Weston-Webb (HAV) x Pauline ADo (FRA)
6. Johanne Defay (FRA) x Lakey Peterson (EUA) x Silvana Lima (BRA)



Veja também

Primeiro evento-teste dos Jogos de Tóquio é adiado por dois meses
Olimpíadas

Primeiro evento-teste dos Jogos de Tóquio é adiado por dois meses

Morre ex-piloto de F1 espanhol Adrián Campos, descobridor de Fernando Alonso
Fórmula 1

Morre ex-piloto de F1 espanhol Adrián Campos, descobridor de Fernando Alonso