Esportes

Bateria de Gabriel Medina será a primeira do Oi Rio Pro

No total, dez brasileiros disputarão a etapa brasileira da WSL, quarta parada do tour na temporada 2017

Gabriel Medina foi o melhor brasileiro no circuito 2016Gabriel Medina foi o melhor brasileiro no circuito 2016 - Foto: ASP / Kirstin Scholtz

Com Gabriel Medina logo na primeira bateria, está fechada a programação do Oi Rio Pro, quarta etapa da Liga Mundial de Surfe 2017, que tem início na próxima terça-feira (09), com janela de competição até o dia 20 de maio. Após 15 anos, o palco da etapa brasileira no CT voltará a ser Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, deixando a Barra da Tijuca.

O evento feminino será realizado simultaneamente. E, ao menos no ano passado, a etapa brasileira do tour se mostrou pé quente para os seus campeões, o havaiano John John Florence e a australiana Tyler Wright. Ambos vieram a levantar os seus primeiros títulos mundiais ao encerramento da temporada 2016.

Ao lado de Medina, na bateria inaugural masculina, estarão ainda o português Frederico Morais, que eliminou o brasileiro no Round 3 da etapa passada, em Bells Beach, na Austrália, e o australiano Ethan Ewing. Na sequência, será a vez de Adriano de Souza, que enfrentará o havaiano Ezekiel Lau e o californiano Nat Young.

O Brasil terá dez representantes no evento masculino: Medina, Adriano, Jadson André, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Caio Ibelli, Filipe Toledo e o pernambucano Ian Gouveia, além da presença novamente do paulista Jessé Mendes, líder do ranking do QS, convidado pela organização, e do vencedor da triagem que será realizada pela Federação de Surfe do Rio.

O potiguar Italo Ferreira, por sua vez, segue de molho, recuperando-se da lesão sofrida no tornozelo direito após uma sessão de free surf na Austrália. Em seu lugar, entrou o norte-americano Nat Young.

Atual campeão mundial e líder do ranking 2017, John John Florence defende também o título da etapa brasileira. No ano passado, ele venceu o australiano Jack Freestone na final. Coincidentemente, eles estão na mesma bateria do Round 1, que será completada justamente pelo vencedor da triagem.

Ranking
Somente três atletas ameaçaram a liderança de Florence nesta etapa, entre eles Adriano, que é o quarto colocado. Os outros são o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright, que dividem a segunda posição, além do norte-americano Kolohe Andino, fechando o top 5. Filipinho e Caio Ibelli são sexto e sétimo, respectivamente.

Medina, embora tenha feito um bom início de temporada com o terceiro lugar na primeira etapa, caiu na sequência da perna australiana e aparece em 11º. Kelly Slatter, que disse fazer um campeonato decisivo para bater o martelo da aposentadoria de competições, é o 13º. O pernambucano Ian Gouveia é 24º, tendo sido duas vezes 13º e uma 25º.

Feminino
Atual campeã mundial e da etapa verde-amarela, Tyler Wright defenderá o título no Rio de olho na lycra amarela, que, no momento, pertence à sua compatriota Stephanie Gilmore. Seis vezes campeã do mundo, Gilmore tem apresentado um surfe refinado nesta temporada, com um título, um vice e um terceiro lugar somados até agora.

Outra australiana na briga é Sally Fitzgibbons, que volta a competir após ter se machucado em Bells Beach. Ela, que liderava o ranking 2017 até o incidente, acabou perdendo uma posição. Tri mundial, a havaiana Carissa Moore é somente a sexta, com três quintos lugares. A cearense Silvana Lima, única brasileira e sul-americana entre as 17 do tour de elite, ocupa a 14ª posição, tendo vencido apenas uma bateria em sete disputadas.

Round 1 masculino
1. Gabriel Medina (BRA) x Frederico Morais (POR) x Ethan Ewing (AUS)
2. Adriano de Souza (BRA) x Ezekiel Lau (HAV) x Nat Young (EUA)
3. Owen Wright (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA) x Jadson André (BRA)
4. Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA) x Leo Fioravanti (ITA)
5. Jordy Smith (AFR) x Josh Kerr (AUS) x Jessé Mendes (BRA)
6. John John Florence (HAV) x Jack Freestone (AUS) x vencedor da triagem
7. Filipe Toledo (BRA) x Adrian Buchan (AUS) x Ian Gouveia (BRA)
8. Matt Wilkinson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Joan Duru (FRA)
9. Joel Parkinson (AUS) x Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
10. Kelly Slater (EUA) x Conner Coffin (EUA) x Kanoa Igarashi (EUA)
11. Michel Bourez (PLF) x Caio Ibelli (BRA) x Stuart Kennedy (AUS)
12. Sebastian Zietz (HAV) x Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA)

Round 1 feminino
1. Carissa Moore (HAV) x Sage Erickson (EUA) x Laura Enever (AUS)
2. Courtney Conlogue (EUA) x Nikki Van Dijk (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3. Stephanie Gilmore (AUS) x Keely Andrew (AUS) x vencedeora da triagem
4. Tyler Wright (AUS) x Coco Ho (HAV) x Bianca Buitendag (ZAF)
5. Sally Fitzgibbons (AUS) x Tatiana Weston-Webb (HAV) x Pauline ADo (FRA)
6. Johanne Defay (FRA) x Lakey Peterson (EUA) x Silvana Lima (BRA)



Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter