Futebol Internacional

Bayern vence Dortmund e conquista Supercopa da Alemanha

Com gols de Tolisso, Müller e Kimmich, time de Munique venceu por 3x2; Brandt e Haaland descontaram para o Borussia

Bayern conquistou seu quinto título em 2020Bayern conquistou seu quinto título em 2020 - Foto: ANDREAS GEBERT / POOL / AFP

O Bayern de Munique conquistou sua oitava Supercopa da Alemanha ao derrotar o Borussia Dortmund por 3x2, nesta quarta-feira (30), menos de uma semana depois de erguer a Supercopa europeia, após vencer o Sevilla por 2x1 na prorrogação, em Budapeste. 

O francês Corentin Tolisso e Thomas Müller colocaram o Bayern na frente, mas Julian Brandt e o norueguês Erling Haaland deixaram tudo igual. Na reta final, Joshua Kimmich deu a vitória ao time de Munique. O Bayern, que já havia terminado a última temporada de forma brilhante com uma 'tríplice coroa' (Bundesliga, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões), inicia assim a nova temporada com dois títulos, nas duas Supercopas que disputou neste mês de setembro. Em 2020, o gigante da Baviera soma um total de cinco troféus.

Nesta Supercopa da Alemanha, o Bayern conseguiu sua revanche contra o Borussia Dortmund, de quem havia perdido por 2x0 na última edição, em 2019. 

O Bayern também conseguiu assim superar a derrota por 4x1 sofrida para o Hoffenheim fora de casa no domingo, pela segunda rodada da Bundesliga. Foi o primeiro revés da equipe de Hansi Flick em quase dez meses, que interrompeu uma sequência de 23 vitórias consecutivas. 

Já o Dortmund sofreu sua segunda derrota consecutiva, já que no sábado perdeu por 2x0 no Campeonato Alemão para o Augsburg, como visitante. 

Na galeria dos campeões, o Bayern consolida sua primeira posição, com oito títulos da Supercopa da Alemanha, e aumenta para dois sua vantagem sobre o segundo, o próprio Borussia Dortmund, que se manteve com seis.

Nos últimos oito anos, em seis ocasiões este torneio foi decidido com um duelo entre Bayern de Munique e Dortmund. 

A edição de 2020 foi disputada em Munique, com os portões fechados devido ao recente aumento na taxa de infecções por coronavírus na região da Baviera. 

A Supercopa da Alemanha é um torneio que costuma ser disputado em agosto, antes do início da Bundesliga, mas nesta temporada foi deslocado de sua data habitual devido às mudanças no calendário provocadas pela pandemia. 

A partida desta quarta-feira também serviu de despedida para a árbitra Bibiana Steinhaus, que comandou o duelo. 

Steinhaus, de 41 anos, fez história em 2017 ao se tornar a primeira mulher a ser árbitra principal de uma grande liga europeia.

Veja também

Náutico contrata volante Antonio Bustamante
Futebol

Náutico contrata volante Antonio Bustamante

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida
Brasileiro sub-20

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida