Botafogo bate Avaí e volta a vencer após quatro jogos
Botafogo foi superior, neste domingo (4), e venceu por 2x0, na casa do Avaí, que ainda não triunfou neste Nacional
Depois de quatro tropeços, o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (4), os cariocas visitaram o Avaí, na Ressacada, em partida válida pela 13ª rodada da competição, e venceram por 2x0, com gols anotados por Alex Santana, ao acertar belo chute de fora da área, e Marcelo Benevenuto, de cabeça.
O Avaí se esforçou durante a partida e fez jogo duro, mas cometeu erros cruciais na defesa e pagou o preço. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 19 pontos e assumiu momentaneamente a oitava colocação. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Athletico/PR. Já o Avaí recebe o Cruzeiro. Ao término da rodada, o Avaí chegou ao 13º jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Último colocado, o time catarinense ainda não venceu nesta edição da competição, somando oito derrotas e cinco empates.
Jogando fora de casa, o Botafogo teve dois momentos distintos no primeiro tempo na Ressacada. Nos primeiros 15 minutos, os cariocas não conseguiram puxar bons contra-ataques e ficavam só com Diego Souza no campo de ataque. Após suportar a pressão inicial do Avaí, conseguiu tocar a bola com mais qualidade e velocidade e foi recompensado com gol de Alex Santana em jogada inteligente entre o meia e João Paulo.
Com 14 finalizações no primeiro tempo, o Avaí até procurou o gol, mas pecou nas finalizações para fora e em decisões precipitadas de seus jogadores de ataque. Com apenas dois chutes ao gol, sendo um perigoso e que contou com a defesa de Gatito, os donos da casa perderam força e a posse de bola, permitindo com que o Botafogo atacasse.
Se Alberto Valentim tinha algum plano para o segundo tempo com a entrada de Brenner no lugar de Bruno Sávio, de pouco adiantou. Com apenas 4 minutos, a equipe sofreu o segundo gol e escancarou seus problemas defensivos. Como em quase todos os lances de bola na área do Avaí, a equipe mostrou-se fora de tempo e deixou rivais livres dentro da pequena área.
Leia também:
Com três de Gilberto, Bahia derrota o Flamengo
O segundo tempo foi ainda de maior controle e tranquilidade para o Botafogo. Aos 4 minutos, Marcinho cobrou falta fechada na entrada da área e Marcelo Benevenuto foi no alto para cabecear e fazer 2x0. O erro da defesa do Avaí, que deixou o jogador livre para desviar, foi o último da equipe no jogo, já que passou a ficar mais com a bola. No ataque, no entanto, limitou-se a levantar bolas na área, à procura de seus atacantes, que eram bem marcados pelos altos zagueiros do Botafogo. Mostrou pouco repertório contra um time fechado e à frente do placar.
Ficha técnica
Avaí 0
Vladimir; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro (Luan Pereira), Richard Franco (André Moritz); Gustavo Ferrareis, João Paulo, Bruno Sávio (Brenner); Lourenço. Técnico: Alverto Valentim
Botafogo 2
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Alex Santana, Cícero; Luiz Fernando (Jean), Rodrigo Pimpão (Fernando) e João Paulo; Diego Souza (Victor Rangel). Técnico: Eduardo Barroca
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Igor Fernandes (Avaí); Gabriel (Botafogo)
Cartão vermelho: André Moritz (Avaí)
Gols: Alex Santana (BOT), aos 18 minutos do primeiro tempo, e Marcelo Benevenuto (BOT), aos 4 minutos do segundo tempo.