A-A+

Boxing Day agita a rodada da Premier League

Embalados pelo título Mundial, o líder Liverpool irá ao King Power Stadium encarar o Leicester, segundo colocado

Liverpool lidera o InglêsLiverpool lidera o Inglês - Foto: Paul Ellis/AFP

Tradicional na Inglaterra, o Boxing Day traz uma espécie de segundo natal para os fãs de futebol, todo dia 26 de dezembro. Na Terra da Rainha não existe recesso de fim de ano, muito pelo contrário, esta é a época em que as equipes mais entram em campo e precisam encarar uma maratona de jogos. Sucesso de público e audiência, a rodada pós-natal acontecerá nesta quinta-feira (26), com nove jogos da Premier League. Um deles entre os líderes do campeonato.

No Reino Unido, o Boxing Day é um feriado bancário (na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, desde 1871). A origem tem duas possíveis histórias e nenhuma certeza de onde se iniciou, verdadeiramente. A primeira trata-se do costume que os comerciantes tinham em fazer coletas “caixas de Natal” de dinheiro ou presentes no dia 26 de dezembro, graças a um bom serviço ao longo do ano. A outra hipótese é ligada a uma tradição britânica mais antiga. Após as festividades natalinas, os servos dos ricos eram autorizados a visitar suas famílias no dia seguinte. Os empregadores dariam a cada trabalhador uma caixa para levar para casa contendo presentes, bônus e às vezes restos de comida.

Mesmo não tendo uma certeza sobre o início do Boxing Day é fato que o feriado traz enorme expectativa em todo o território britânico. Com jogos de futebol nas quatro principais divisões inglesas, o sucesso de bilheteria e audiência é garantido e já está enraizado na cultura inglesa.

Embalados pelo título Mundial, o Liverpool irá ao King Power Stadium encarar o Leicester. Os comandados de Roberto Martínez, inclusive, tropeçaram nas duas últimas partidas e precisam da vitória se ainda sonham em tirar o títulos dos Reds. Sem Fabinho, Matip, Lovren e agora Oxlade-Chamberlain, a equipe do técnico Jurgen Klopp parece sentir a sequência de jogos e também não vem apresentando seu melhor futebol na temporada.

A briga na outra ponta da tabela está ainda mais disputada e terá nesta simbólica data para o futebol inglês um duelo que será importantíssimo na briga contra o rebaixamento. No Villa Park, o Aston Villa (18°) recebe o Norwich (19°) em busca da reabilitação no campeonato.

A rodada de pós-Natal também marcará a estreia do técnico Carlo Ancelotti no comando do Everton. O italiano voltou a Premier League após quase nove anos de sua demissão do Chelsea. Nos Blues, o técnico foi campeão do Campeonato inglês, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra na temporada 2009-2010. Em sua apresentação, o treinador afirmou que “quer o time em competições europeias”. Dessa forma, os Toffees enfrentarão o Burnley mirando a recuperação na competição, no Goodison Park.

Confira os jogos da rodada:
Tottenham x Brighton - 9h30
Bournemouth x Arsenal - 12h
Sheffield x Watford - 12h
Chelsea x Southampton - 12h
Aston Villa x Norwich - 12h
Chelsea x Southampton - 12h
Everton x Burnley - 12h
Manchester United x Newcastle - 14h30
Leicester x Liverpool - 17h

Leia também:
Lombardi projeta evolução no Náutico em 2020
Flamengo e Palmeiras reacendem rivalidade

Veja também

Rebeca domina no salto e se torna campeã mundial
Ginástica feminina

Rebeca domina no salto e se torna campeã mundial

Após um ano e sete meses, corridas de rua voltam a preencher o Recife
Corridas de rua

Após um ano e sete meses, corridas de rua voltam a preencher o Recife