Esportes

Brasil encara França nas oitavas da Copa feminina no domingo

Brasil deve contar com a volta de Formiga, que cumpriu suspensão contra a Itália e está recuperada da leve entorse no tornozelo esquerdo

França x Brasil pelo futebol femininoFrança x Brasil pelo futebol feminino - Foto: Christophe Simon/AFP

A seleção brasileira enfrentará a França neste domingo (23), às 21h (16h em Brasília), no Havre (noroeste francês), pelas oitavas de final da Copa.

O adversário só foi definido nesta quinta (20), dois dias depois da vitória da equipe brasileira sobre a Itália, em seu último jogo pela fase de grupos.

Como o Brasil ficou em terceiro lugar em sua chave (C), com seis pontos, era preciso esperar confrontos que definiriam os outros terceiros colocados classificados -só os 4 melhores (de um total de 6 grupos) passaram.

Os outros classificados são Nigéria (grupo A; 3 pontos), China (B; 4 pontos) e Camarões (E; 3 pontos).

Leia também:
Brasil vence Itália e avança em terceiro às oitavas da Copa
Inglaterra garante 100% no Mundial feminino. Argentina empata
França vence Nigéria e avança na Copa do Mundo feminina
EUA batem Chile e avançam às oitavas da Copa do Mundo feminina

 A única combinação possível para que as brasileiras não enfrentassem as francesas incluía a qualificação, para o mata-mata, do terceiro colocado da chave F. Se esse cenário se concretizasse, as adversárias seriam as alemãs, líderes da B.

Porém, no duelo decisivo do Grupo F, o Chile venceu a Tailândia por 2x0, acumulando 3 pontos. Os dois gols (seus primeiros no Mundial) não foram suficientes, entretanto, para desbancar o saldo da Nigéria (-3 para as sul-americanas, -2 para as africanas).

Quartas colocadas no ranking da Fifa, as adversárias do Brasil nas oitavas estrearam na competição diante de um público recorde (no estádio Parc des Princes, em Paris, e na televisão francesa) e com uma vitória convincente sobre a Coreia do Sul (4x0).

Mas o ímpeto inicial foi arrefecendo. O triunfo contra a Noruega (2x1), na segunda rodada, veio bem mais suado.

Na última aparição da fase de grupos, contra a inexpressiva Nigéria (apenas 38º na classificação mundial), as francesas arrancaram um gol solitário nos minutos finais, e de pênalti que a árbitra mandou repetir.

As brasileiras acumulam dois triunfos (contra Jamaica e a líder de seu grupo, Itália) e uma derrota, de virada, para a Austrália.

Veja também

Roberto elogia concentração do Náutico, mas lembra treino cancelado para comentar empate em Itu
Náutico

Roberto elogia concentração do Náutico, mas lembra treino cancelado para comentar empate em Itu

Perri pega pênalti, Náutico tem boas chances, mas não sai do empate com o Ituano
Série B

Perri pega pênalti, Náutico tem boas chances, mas não sai do empate com o Ituano