Brasil encara Grécia, que tem o atual MVP da NBA

Seleção brasileira de basquete tem pela frente o seu maior desafio na primeira fase da Copa do Mundo, a Grécia de Antetokounmpo

Destaque da estreia, Rafael Luz terá papel importante para tentar parar GréciaDestaque da estreia, Rafael Luz terá papel importante para tentar parar Grécia - Foto: Divulgação/CBV

Depois de estrear com vitória sobre a Nova Zelândia na Copa do Mundo, a seleção brasileira masculina de basquete agora terá pela frente a forte Grécia, equipe do atual MVP da temporada da NBA, Giannis Antetokounmpo. Os gregos atropelaram Montenegro por 85x60 na primeira rodada do campeonato. Sendo assim, uma vitória do Brasil na partida pode garantir a classificação antecipada para a segunda fase da competição. A partida acontece hoje, às 9h, com transmissão do Sportv 2.

Leia também:
Brasil chega afinado para o Mundial de basquete
Sérvia atropela Filipinas e segue impressionando no Mundial de Basquete
Com novo treinador, Brasil vence na estreia do basquete


O triunfo brasileiro diante dos neozelandezes só começou a tomar forma depois da entrada de Alex no terceiro período. Vindo de lesão na coxa direita, o ala de 39 anos foi importantíssimo defensivamente e marcou 14 pontos nos 16 minutos que esteve em quadra. Na marcação por zona que o técnico Aleksandar Petrovic já disse que fará em Antetokounmpo, o veterano do Bauru Basket, especialista em defesa, será fundamental para tentar parar a fera grega. No alto dos seus 2,11m, Giannis complica demais o trabalho de qualquer defensor.

Anderson Varejão e Cristiano Felício também serão cruciais. A estrela do Milwaukee Bucks tem uma das melhores infiltrações do mundo e é extremamente efetivo próximo ao garrafão. Com isso, os pivôs brasileiros terão a responsabilidade de fechar a área pintada. Uma boa transição defensiva também será necessária caso a seleção não queira sofrer com os contra-ataques em alta velocidade do grego. O ala de 24 anos é especialista na transição ofensiva e costuma empilhar enterradas durante as partidas.

Rafael Luz, um dos destaques da primeira partida com 15 pontos, seis assistências e quatro rebotes, será o responsável por marcar Nick Calathes. O armador foi líder de assistências da Euroliga e é um verdadeiro maestro do basquete.

Já na parte ofensiva, o Brasil precisa manter a calma e ter muita paciência para escolher os melhores arremessos possíveis. Na partida de estreia, Leandrinho foi o cestinha da equipe com 22 pontos e novamente será essencial para conduzir o ataque brasileiro. Além dele, Vítor Benite deverá ser bastante acionado para encaixar arremessos do perímetro.

A seleção grega é disparada a equipe mais difícil que o Brasil enfrentará na primeira fase. Mesmo perdendo, há chances dos comandados de Petrovic se classificarem. Com isso, mesmo que a vitória não venha, é fundamental que os brasileiros façam uma boa partida para ao menos levantar o moral dos atletas.

Veja também

Recém-chegado, Anderson assume titularidade e encanta Hélio dos Anjos: ‘Acima da média’
Náutico

Recém-chegado, Anderson assume titularidade e encanta Hélio dos Anjos: ‘Acima da média’

Cinco razões que fazem de Maradona um dos melhores jogadores da história
LUTO

Cinco razões que fazem de Maradona um dos melhores jogadores da história