Brasil estreia no Mundial Indoor nesta sexta-feira

Primeira prova com presença de atletas nacionais será a de 60 m feminina, com Rosângela Santos e Victoria Rosa

Rosângela Santos, velocista brasileiraRosângela Santos, velocista brasileira - Foto: Flavio Florido/Exemplus/COB

As velocistas Rosangela Cristina Oliveira Santos e Vitoria Cristina Silva Rosa serão as primeiras atletas da Seleção Brasileira a competir no Mundial de Atletismo Indoor, na cidade britânica de Birmingham. Elas disputarão os 60 m, que terá as fases preliminar (7h35), semifinal (15h50) e final (18h38) nesta sexta-feira (2).

Rosangela Santos é um dos principais nomes do Atletismo nacional. Além de pódios nas categorias sub-20 e sub-18, ela tem a medalha de bronze no 4x100 m, conquistada na Olimpíada de Pequim em 2008.

No Campeonato Mundial de Londres em 2017, Rosângela obteve dois grandes feitos, ao tornar-se a primeira brasileira a alcançar um lugar na final dos 100 m (foi a sétima colocada) e, ao mesmo tempo, a correr a distância em menos de 11 segundos (fez 10.91 na semifinal).

"Vou tentar uma medalha, mas não sei se será possível este ano. Baixar minha marca será o foco", disse a velocista, que tem 7.17s como recorde sul-americano dos 60 m e que este ano correu a prova em 7.20s.

Vitória Rosa, considerada uma das principais revelações brasileiras dos últimos anos, é iniciante em pista coberta. Ela disputou três torneios no Brasil e, no último - o Desafio Caixa Indoor -, conseguiu o índice ao correr os 60 m em 7.27s, superando a marca mínima exigida pela IAAF de 7.30s. "Encaro o Mundial como uma grande competição. Vou fazer o melhor possível", comentou.

Entre as inscritas na prova, merecem destaque a jamaicana Elaine Thompson, a norte-americana Javianne Oliver, a alemã Tatjana Pinto, a holandesa Dafne Schippers, além de Murielle Ahoure e Marie-Josée Ta Lou, da Costa do Marfim.

O Brasil levou um total de sete atletas. Além delas, a delegação conta com Gabriel Constantino (60 m com barreiras), Nubia Soares (salto triplo), Almir Junior (salto triplo), Darlan Romani (arremesso do peso) e Thiago Braz (salto com vara).

Veja também

Alison e Álvaro Filho entram em quadra no Circuito Brasileiro motivados pela paternidade
Vôlei de praia

Alison e Álvaro Filho entram em quadra no Circuito Brasileiro motivados pela paternidade

Marcos Vinícius é regularizado e pode estrear diante do Cruzeiro
Futebol

Marcos Vinícius é regularizado e pode estrear diante do Cruzeiro