Brasil estreia no Pré-Olímpico Mundial de basquete nesta quinta
Seleção encara Porto Rico, às 14h, na França. Três das quatro seleções do grupo se classificarão para Tóquio
A seleção brasileira feminina de basquete inicia nesta quinta-feira (6) o último estágio na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que têm início no dia 24 de julho, no Japão. Em Bourges, na França, o elenco comandado pelo técnico José Neto encara o grupo do Pré-Olímpico Mundial com Porto Rico, Austrália e a seleção anfitriã, a França. As três equipes de melhor campanha carimbarão o passaporte.
A estreia é nesta quinta, às 14h, contra as porto-riquenhas, contra quem o Brasil tem retrospecto recente positivo. De 2009 para cá, foram seis vitórias em oito jogos – sendo cinco vitórias em sete confrontos oficiais. No ano passado, as equipes se enfrentaram três vezes, na fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos de Lima, na disputa pelo bronze na AmeriCup e em um amistoso. Em todas as ocasiões, as brasileiras levaram a melhor.
O Pré-Olímpico Mundial de Basquete Feminino é dividido em quatro grupos. Além do grupo do Brasil, que tem sede na França, os demais têm a seguinte formatação: Sérvia, Nigéria, Moçambique e EUA disputam vaga em Belgrado, na Sérvia; China, Coreia do Sul, Grã-Bretanha e Espanha compõem o grupo que teria como sede a China, mas foi deslocado também para Belgrado por conta da epidemia do Coronavírus; e Canadá, Japão, Suécia e Bélgica, que jogarão em Ostend, na Bélgica.
Leia também:
Brasil perde para Sérvia antes do Pré-Olímpico de Basquete
Time de basquete feminino faz primeiro treino na Europa
Organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio preocupados com a epidemia de coronavírus
Todas as seleções se enfrentarão em jogo único dentro dos seus respectivos grupos. Como Estados Unidos e Japão já estão classificados para Tóquio-2020, as chaves nas quais essas seleções estão presentes classificarão somente mais duas equipes. Nas outras duas, incluindo a do Brasil, serão classificadas as três primeiras.
O elenco brasileiro contra com 13 atletas. As novidades desta convocação em relação às últimas listas ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos. A seleção vem de uma sequência de bons resultados em 2019 – bronze na AmeriCup, ouro nos Jogos Pan-Americanos e segundo lugar no Pré-Olímpicos das Américas. Após o confronto contra Porto Rico, o Brasil voltará a jogar no sábado (8), contra a França, às 16h30, e no domingo (9), contra a Austrália, às 10h. Todos os jogos terão transmissão do canal SporTV 2.
Veja também

Futebol
Náutico cede Aflitos e CT para serem postos de vacinação contra Covid-19
