Esportes

Brasil fecha amistosos com vitória e foca no Mundial

Seleção brasileira encerrou série de jogo com a Holanda na quarta (22), vencendo por 3x0. Mundial começa no dia 9

Seleção brasileira masculina de vôleiSeleção brasileira masculina de vôlei - Foto: Tarso Sarraf/Inovafoto/CBV

Três jogos e três vitórias. Assim, a seleção brasileira masculina de vôlei finalizou a série de amistosos contra a Holanda. O trabalho, em preparação para o Campeonato Mundial, se encerrou nesta quarta-feira (22.08), quando, no ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), a equipe dirigida pelo técnico Renan Dal Zotto venceu por 3 sets a 0 (25/16, 25/17 e 25/10), diante de quase sete mil torcedores. O ponteiro Douglas Souza foi o maior pontuador, com 17 acertos, enquanto o oposto Evandro e o central Éder marcaram 10 pontos cada um.

“Os amistosos foram importantes para que ganhássemos ritmo de jogo e pudéssemos observar onde podemos ajustar, quais pontos precisamos melhorar. Conseguimos imprimir um ritmo de saque muito forte em Belém, com poucos erros, pressionando a Holanda de forma bastante interessante. Ainda queremos ajustar algumas coisas nestes dias antes do Mundial. A torcida deu muita energia positiva também, e isso é muito bom para levar esse sentimento para o Mundial”, disse Renan. 

O oposto Wallace também saiu satisfeito de quadra. Depois de passar por Brasília, onde venceu por 3 a 0, e Manaus, onde a seleção brasileira saiu vitoriosa por 3 a 1, o atacante comemorou a boa atuação nesta quarta-feira. “Fizemos três grandes jogos. Tivemos uma pequena oscilada em Manaus, e esse de Belém foi o melhor, sem dúvida. Mas fomos bem no geral. Sacamos muito bem, colocamos o passe deles em dificuldade, não deixamos que eles entrassem no jogo. Temos um bom caminho pela frente, sempre buscando melhorar. Vamos realizar alguns amistosos na Europa, antes do Mundial, e esperamos chegar muito bem para o torneio”, Wallace. "Agora vamos concentrar ao máximo, ir com tudo para o Mundial, que será uma ‘pedreira’”, destacou o levantador e capitão Bruninho.

A seleção brasileira terá alguns dias de descanso após essa série de amistosos, principalmente por conta do desagaste das viagens feitas em poucos dias. Retornará aos treinos na próxima segunda-feira (27). O Mundial, que vai ser disputado de 9 a 30 de setembro, na Bulgária e na Itália, é o principal compromisso da temporada. O campeonato é disputado a cada quatro anos, e nesta temporada, pela primeira vez, terá dois países como sede. Na época da sua geração mais vitoriosa, no auge da Era Bernardinho, o Brasil conquistou o tricampeonato consecutivo, em 2002, 2006 e 2010. A atual campeã é a Polônia, que levantou o título em casa, em 2014. 

Leia também:
Vôlei: Brasil vence a Holanda em novo amistoso
Sem Lucarelli e Borges, Brasil tem dor de cabeça pré-Mundial

O Brasil está no Grupo B do Mundial, ao lado de Egito, França, Holanda, Canadá e China. A estreia acontece contra o Egito, no dia 12. No dia seguinte, os brasileiros enfrentam a forte equipe da França, contra quem o Brasil perdeu os dois jogos que fez na Liga das Nações, entre junho e julho, por 3x0 e 3x2. Depois, a seleção pega Holanda, Canadá e China, nos dias 15, 17 e 18, respectivamente. O Mundial terá um total de 24 seleções, entre elas grandes potências atuais, como os próprios franceses, além de Rússia, Sérvia e Polônia. 

Na primeira fase do Mundial, serão quatro grupos com seis equipes, classificando para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada grupo. Esses formarão quatro novos grupos, com quatro seleções em cada. Após finalizados os jogos dessa fase, os primeiros colocados e os dois melhores segundo colocados avançarão e formarão dois novos grupos, dessa vez com três equipes em casa. Daí sairão os quatro times que farão semifinais e finais. 

Veja também

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade
Jogos olímpicos

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Newsletter