Brasil mescla juventude e experiência no Mundial de Atletismo

Ouro na Universíade, Paulo André estreia nesta sexta-feira (26), na prova dos nos 100m

Ouro na Universíade, Paulo André estreia hoje, nos 100mOuro na Universíade, Paulo André estreia hoje, nos 100m - Foto: Divulgação

A maioria das provas do Mundial será realizada no moderno Estádio Internacional Khalifa, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2022. A polêmica sobre as temperaturas elevadas em Doha fizeram com o que o estádio fosse contemplado com um inovador sistema de refrigeração durante a sua revitalização, concluída há dois anos. Isso favorece aos atletas que competirão o Mundial nos próximos dias. Por conta do calor, inclusive, não haverá provas no período da manhã, com sessões começando a partir das 10h no horário de Brasília. Maratonas e provas da marcha atlética, que têm percursos mais longos, no entanto, serão disputadas ao ar livre. E, para tentar diminuir o impacto do calor, as provas acontecerão praticamente de madrugada - largadas entre 23h30 e 0h no horário local.

Leia também:
Atletismo tenta superar "Era Bolt"
Mais um bronze no atletismo para o Brasil no Pan
Vaticano cria federação de atletismo e sonha com Olimpíadas
Atletismo brasileiro tem presença recorde na elite mundial
Djokovic leva Laureus pela 4ª vez e iguala Usain Bolt



Quarenta e quatro atletas compõem a delegação brasileira em Doha, entre eles a pernambucana Érica Sena, esperança de medalha na marcha atlética. A equipe nacional mescla juventude e experiência. Destacam-se o velocista Paulo André Camilo de Oliveira, tri do Troféu Brasil e campeão no 4x100m no inédito Mundial de Revezamento realizado em maio, no Japão; e o barreirista Alison Brendom dos Santos, ouro na Universíade, na Itália, e no Pan de Lima, ambos em 2019. O arremessador de peso Darlan Romani, prata na final da Liga Diamante, campeão pan-americano e vice no ranking mundial, é outro que chega para brigar por pódio. Por outro lado, Andressa de Morais, prata no Pan no lançamento de disco, é desfalque após testar positivo para a substância SARM, uma espécie de anabolizante, durante o evento em Lima.

Estreias
Paulo André é um dos brasileiros que competem nesta sexta-feira. Ao lado de Vitor Hugo dos Santos e Rodrigo Nascimento, disputa as eliminatórias dos 100m a partir das 12h05 (de Brasília). Às 13h25, será a vez de Almir Cunha dos Santos, no Grupo A, e Alexsandro Melo, no Grupo B, na qualificação do salto triplo. Uma hora mais tarde, tem Alison Brendom, Arthur Terezan e Marcio Teles as eliminatórias dos 400m com barreiras. Por fim, Andreia Hessel e Valdilene dos Santos Silva fazem os 7km da maratona. As provas terão transmissão do canal por assinatura SporTV.

Veja também

100% na Ilha, Jair celebra vitória, pede pés no chão e avisa: 'Estamos em evolução'
Sport

100% na Ilha, Jair celebra vitória, pede pés no chão e avisa: 'Estamos em evolução'

Sport passa pelo Corinthians e sobe para 7ª posição no Brasileiro
Campeonato Brasileiro

Sport passa pelo Corinthians e sobe para 7ª posição no Brasileiro