Brasil perde da Polônia em estreia na Liga Mundial

Em jogo de cinco sets, os atuais campeões mundiais levaram a melhor em cima dos atuais campeões olímpicos

Seleção masculina de vôlei em ação na Liga MundialSeleção masculina de vôlei em ação na Liga Mundial - Foto: Divulgação/FIBV

De técnico novo, o Brasil estreou nesta sexta-feira (02) na Liga Mundial de Vôlei 2017. Em Pesaro, na Itália, os comandados de Renan Dal Zotto perderam da Polônia por 3 sets a 2 (25/21, 20/25, 19/25, 25/22 e 15/8). Atual campeã olímpica, a equipe nacional tenta recuperar a hegemonia na competição.

Maior vencedor da Liga, com nove troféus, o Brasil foi soberano na primeira década dos anos 2000, quando somou oito títulos em nove finais. De 2010 para cá, contudo, são quatro vice-campeonatos. A meta nesta temporada é voltar a sentir o gostinho de subir ao lugar mais alto do pódio.

Neste sábado, o time verde-amarelo joga com o Irã, às 12h, e no domingo enfrenta a Itália, às 9h, encerrando essa primeira semana de jogos. Na próxima semana, a seleção jogará na Bulgária, contra os donos da casa, o Canadá e, novamente, a Polônia. A terceira semana será em Córdoba, na Argentina, contra Argentina, Sérvia e, outra vez, Bulgária. Por ser o país sede da fase final da Liga, que acontece entre os dias 4 e 8 de julho, em Curitiba/PR, o Brasil já tem classificação assegurada na próxima fase.

Jogo
Logo no primeiro compromisso da Liga, ficou claro que o Brasil terá de suar bastante se quiser chegar ao decacampeonato. Atual campeã mundial, a Polônia mostrou o porquê de ser uma das potências do vôlei atualmente e impôs elevado nível ao confronto. Até a metade do primeiro set, as equipes alternaram pontos, mas mantiveram certo equilíbrio. Os poloneses, porém, deslancharam na reta final e fecharam em 25x21.

No set seguinte, o bloqueio verde-amarelo cresceu e fez a diferença, garantindo a vitória por 25x20 e o empate no confronto. A terceira parcial também ficou na conta do Brasil, que melhorou defensivamente e mostrou eficiência no aproveitamento dos contra-ataques e no saque, fechando o 25x19 justamente em um ace de Lucarelli.

Com a chance de encerrar o jogo, o Brasil iniciou o quarto set pontuando em sequência, mas viu o bloqueio polonês tornar o duelo novamente equilibrado. Trocando pontos, as equipes mantiveram igualdade até o 22x22, quando a seleção perdeu um saque e um ataque em sequência, dando o set point aos europeus, que não desperdiçaram (25/22).

Apesar de ter inaugurado o marcador no tie-break, o Brasil viu a Polônia não só assumir a liderança, como abrir quatro pontos de vantagem (7x3) rapidamente. Sem solidez na recepção e cometendo erros em sequência, a seleção deixou o caminho livre para os adversários sacramentarem o resultado.

Programação da primeira semana:
Sexta-feira (02.06) - Brasil 2x3 Polônia (21/25, 25/20, 25/19, 22/25 e 8/15)

Sábado (03.06) - Brasil x Irã, às 12h*, na Adriatic Arena, em Pesaro, na Itália - Sportv
Domingo (04.06) - Brasil x Itália, às 9h*, na Adriatic Arena, em Pesaro, na Itália - Sportv
* Todos no horário de Brasília

Veja também

“Grande Copa do Mundo”, diz Ventura sobre reta final do Sport na Série A
Futebol

“Grande Copa do Mundo”, diz Ventura sobre reta final do Sport na Série A

Japão crê que será difícil realizar Jogos Olímpicos, diz jornal
Olimpíada

Japão crê que será difícil realizar Jogos Olímpicos, diz jornal