Brasil perde para os EUA e é eliminado do Mundial

Mesmo com a derrota, a seleção comandada por Petrovic garantiu a vaga no pré-olímpico, no próximo ano

Leandrinho foi muito marcado na partidaLeandrinho foi muito marcado na partida - Foto: David Dow / NBAE / Getty Images / AFP

Com boa partida ofensiva de Anderson Varejão e Vítor Benite, o Brasil perdeu por 89x73 dos Estados Unidos e foi eliminado da Copa do Mundo de Basquete. A defesa brasileira caiu no segundo tempo e possibilitou aos norte-americanos abrirem um placar alto e garantirem a vitória. Mesmo assim, a seleção garantiu a vaga no pré-olímpico que será disputado no próximo ano.

O papel de enfrentar os Estados Unidos em Mundiais ou Olimpíadas é provavelmente o jogo mais difícil para qualquer seleção. O objetivo do Brasil no primeiro tempo era se manter vivo e não deixar a vantagem deslanchar. Com isso, a seleção entrou consciente do que fazer e concentrada. No primeiro quarto, o grande destaque dos brasileiros foi Marcelinho Huertas. O armador por vezes lembrou sua atuação na partida entre as equipes também na Copa do Mundo, em 2010. Na ocasião, os americanos venceram por 70x68.

Já no segundo quarto, Vítor Benite deslanchou, empilhou bolas de três e foi para o intervalo com 15 pontos acumulados. O que saiu do controle e foi algo negativo para a seleção foi a expulsão de Aleksandar Petrovic, o treinador croata que dirige a seleção brasileira reclamou demais em duas jogadas que foram marcadas para os americanos, recebeu duas faltas técnicas e foi expulso do jogo.

Pelo lado norte-americano, Myles Turner foi o destaque e comandou o garrafão. O pivô do Indiana Pacers teve ainda mais vantagem quando Cristiano Felício esteve em quadra. O atleta do Chicago Bulls fez um primeiro tempo muito ruim e prejudicou a seleção brasileira.

Na volta para o terceiro quarto, os EUA fecharam uma marcação mais forte e impediram um bom ataque dos brasileiros. Dessa forma, os comandados do histórico treinador Gregg Popovich abriram a maior vantagem do jogo, 11 pontos. Para finalizar, Marcus Smart acertou uma bola improvável em um chute de três pontos no estouro do cronômetro.

O último quarto foi melhor para a seleção dos EUA e consagratório para a vitória dos pentacampeões mundiais. A formação com Harrison Barnes de pivô, o conhecido Small Ball, castigou a defesa brasileira. Anderson Varejão sofreu demais defensivamente neste momento e com isso os norte-americanos abriram vantagem.

Leia também:
Brasil enfrenta EUA e precisa da vitória no Mundial
Brasil perde invencibilidade para República Tcheca no Mundial de Basquete
[Vídeo] Em partida emocionante, Brasil vence Grécia no Mundial
Brasil estreia com vitória no Mundial de basquete


Com a derrota, o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo e consequentemente classificou a Argentina e os próprios Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso aconteceu porque a Copa do Mundo classifica duas seleções das Américas para as Olimpíadas. Agora, os comandados de Petrovic vão encarar um pré-olímpico dificílimo, no próximo ano, para garantir a terceira vaga consecutiva nas Olimpíadas.

Veja também

Kleina admite desempenho abaixo do esperado diante do Cuiabá
Futebol

Kleina admite desempenho abaixo do esperado diante do Cuiabá

Náutico joga mal e perde por 1x0 para o Cuiabá
Futebol

Náutico joga mal e perde por 1x0 para o Cuiabá