Brasil terá revanche com a França na Copa dos Campeões
Finalistas da última Liga Mundial, as equipes se enfrentam na estreia do torneio, à 0h40 desta terça-feira
Depois da derrota na final da Liga Mundial 2017, o Brasil reencontrará a França na madrugada desta terça-feira (12). É que a equipe europeia será a adversária de estreia da seleção na Copa dos Campeões, que acontece durante esta semana, no Japão. A competição encerra a atual temporada, na qual o time nacional tem uma prata e um ouro conquistados, na Liga e no Sul-Americano, respectivamente. O duelo contra os franceses acontece à 0h40 (horário de Brasília) e terá transmissão somente do You Tube da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Atual campeão da Copa dos Campeões, o Brasil terá de superar ainda Estados Unidos, França, Irã, Itália e Japão se quiser chegar ao penta – venceu em 1997, 2005, 2009 e 2013. O torneio é disputado em pontos corridos. “A final da Liga Mundial foi uma demonstração do alto nível técnico encontrado em toda a competição. A seleção da França mereceu a vitória depois de um grande jogo, mas amanhã é um novo confronto. Nós do esporte sabemos que cada partida é uma história diferente. Tenho certeza que aqui cada duelo desses vai ser muito bom para a competição, não só contra a França”, afirmou Renan.
Em seu primeiro ano com a seleção, Renan Dal Zotto chegou a duas finais. Depois de um início oscilante na Liga Mundial, o grupo cresceu na fase decisiva e só parou na França, em uma final na qual começou muito bem, mas caiu de rendimento durante a partida, enquanto os adversários trilharam caminho exatamente oposto. No Sul-Americano, ele teve oportunidade para dar mais ritmo aos jovens do elenco. Embora o time tenha passeado, isso não deve ser um referencial, visto que o nível técnico do campeonato não é tão elevado.
Na Copa dos Campeões, o nível volta a subir e impõe mais dificuldades ao Brasil. “São seis grandes seleções e cada dia vai ser um desafio muito grande, independentemente de quem seja o nosso adversário. São todas de primeiro nível e dignas de chegar bem na reta final. É uma competição como se todo jogo fosse uma grande final”, detalhou Renan.
Campeão nas edições de 2009 e 2013 da Copa dos Campeões, o levantador e capitão da seleção brasileira, Bruninho, fez questão de ressaltar a alegria de estar em mais uma competição no Japão. “Sempre é muito especial estar aqui. É um país diferente, as pessoas são muito atenciosas com todos nós, os japoneses são muito fãs do vôlei brasileiro e é realmente muito bom estar aqui mais uma vez”, concluiu Bruninho.
A seleção brasileira disputa a Copa dos Campeões com os levantadores Bruninho e Rapahel, os opostos Wallace e Renan, os centrais Lucão, Otávio, Isac e Maurício Souza, os ponteiros Douglas, Rodriguinho, Lucarelli e Maurício Borges e os líberos Tiago Brendle e Thales.
TABELA
Dia 12.09 (terça-feira) – França x Brasil, às 0h40
Dia 13.09 (quarta-feira) – Brasil x Itália, às 0h40
Dia 15.09 (sexta-feira) – Irã x Brasil, às 0h40
Dia 16.09 (sábado) – Estados Unidos x Brasil, às 0h40
Dia 17.09 (domingo) – Brasil x Japão, às 6h15
Veja também

Futebol
Jean projeta mais duas vitórias para Náutico se livrar do risco de queda
