Brasil vence Japão e conquista Copa do Mundo de Vôlei

Com uma rodada de antecedência, os comandados de Renan Dal Zotto garantiram o tricampeonato do Mundial

Lucarelli foi um dos grandes destaques brasileiros na competiçãoLucarelli foi um dos grandes destaques brasileiros na competição - Foto: Divulgação/FIVB

Com vitória sobre o Japão, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou nesta segunda-feira (14) o título da Copa do Mundo, torneio quadrienal. Nessa edição, 12 seleções que estão entre as principais forças dos seus continentes participaram da competição, algumas com desfalques.

O time brasileiro, comandado pelo técnico Renan Dal Zotto, confirmou a conquista por antecipação após vencer os anfitriões japoneses por 3 sets a 1 nesta segunda-feira (14), em Hiroshima. Foi a décima vitória em dez jogos na Copa. A campanha será encerrada na madrugada desta terça (15), contra a Itália.

O título deste ano é o terceiro do Brasil no torneio -também ganhou em 2003 e 2007- e o mais relevante até agora sob o comando de Renan, que assumiu a seleção após a conquista na Olimpíada do Rio-2016.

A Copa do Mundo, menos relevante que o Campeonato Mundial, já ocupou papel mais importante no calendário do vôlei e era qualificatória para os Jogos Olímpicos do ano seguinte, algo que não ocorrerá para a edição de 2020. Os brasileiros já estão classificados para Tóquio após venceram um torneio pré-olímpico disputado na Bulgária em agosto, quando precisaram virar um jogo que perdiam por 2 sets a 0 contra os anfitriões.

Leia também:
Com reservas, Brasil vence Tunísia na Copa do Mundo
Brasil vence o Irã e segue invicto na Copa do Mundo de vôlei masculino
Brasil vence Argentina e permanece invicto no Mundial


Em outro torneio internacional deste ano, a Liga das Nações, a seleção acabou na quarta colocação. Agora, o calendário do vôlei se volta para a temporada de clubes. No Brasil, o início da Superliga masculina está marcado para o dia 9 de novembro. O torneio feminino começa três dias depois.

Veja também

Ministério da Saúde aprova estudo sobre volta das torcidas em estádios de futebol
Futebol

Ministério da Saúde aprova estudo sobre volta das torcidas em estádios de futebol

Michael Jordan amplia negócios e vira sócio de equipe da Nascar
Esportes

Michael Jordan amplia negócios e vira sócio de equipe da Nascar