Sul-americano de vôlei

Brasil vence Peru com facilidade e fatura título do Sul-Americano feminino de vôlei no Geraldão

As brasileiras fizeram 3 sets a 0 contra as peruanas e ficaram com o 23° título do torneio

Brasil campeão de forma antecipada do Sul-americano feminino de vôlei Brasil campeão de forma antecipada do Sul-americano feminino de vôlei  - Foto: Alexandre Aroreira/ Folha de Pernambuco

A sintonia entre o Geraldão e a seleção feminina de vôlei vem dando bons frutos ao time comandado por José Roberto Guimarães.

Com mais uma atuação impecável, as meninas fizeram mais uma vítima na capital pernambucana: pela quarta rodada, derrotaram o Peru, na noite desta terça-feira (22), por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/18 e 25/9) e se sagraram campeãs do Sul-Americano de Vôlei da categoria com uma rodada de antecedência.

Este foi o título de número 23 da equipe verde-amarela no certame. 

No jogo que abriu a noite, a Argentina bateu a Colômbia por 3 sets a 0, mas precisou suar para ficar com a vitória. Em confronto que durou pouco mais de 1h40 minutos, as hermanas garantiram o triunfo com parciais de 25/20, 29/27 e 26/24. 

O jogo

O primeiro set foi vencido com folga pelo Brasil. Apesar do início equilibrado, as brasileiras fizeram valer a superioridade técnica para colocar ordem na casa e não dar chances às peruanas. Com uma Thaísa arrasadora pelo meio de rede, o técnico adversário foi obrigado a parar a partida ainda quando o placar marcava 9x5 para a seleção da casa. 

A pausa, contudo, não surtiu o efeito esperado. Sem muitas dificuldades, o Brasil foi colocando seu jogo em prática e fechou em 25/14. No segundo set, as peruanas passaram a incomodar mais a equipe mandante, chegando a ficar na frente durante os pontos iniciais. Mas, embalada pelas arquibancadas, as brasileiras fecharam em 25/18 com ponto de Júlia Bergmann. 

Buscando dar rodagem ao grupo, José Roberto Guimarães iniciou o terceiro set com o time quase todo modificado. E aproveitando a fragilidade do Peru e a noite praticamente perfeita de Thaísa - maior pontuadora do duelo, com 17 pontos -, o Brasil fechou o terceiro set em 25/9, em confronto que durou 1h12 minutos. 

Em processo de recuperação do seu melhor nível, Thaísa não está satisfeita com o seu desempenho e busca seguir evoluindo antes dos principais desafios da seleção. 

"Acho que ainda preciso melhorar o bloqueio. Tiveram algumas situações que eu poderia ter feito o ponto, mas eu mexi o braço. Eles [a comissão] estão me pedindo calma, mas eu me cobro muito nesse fundamento. Estou sempre buscando essa consistência dentro de quadra, porque nos jogos mais difíceis com times grandes da Europa, que o nível é mais alto, vai precisar", disse a a central na zona mista.  

A conquista de forma antecipada ocorre pelo fato de nem Colômbia nem Argentina alcançarem mais o Brasil na classificação. Mesmo que as colombianas derrotem as meninas da seleção por 3 a 0 nesta quarta (23), às 20h30, no Geraldão, as brasileiras ficariam com mais sets vencidos no torneio.  O duelo fecha a participação do Brasil em solo pernambucano. 

Regra do Sul-Americano

O Sul-Americano é disputado no formato de pontos corridos. Quem ganha por 3 sets a 0 ou 3 a 1, fatura três pontos, com o perdendo zerando. Se a vitória for por 3 sets a 2, ou seja, com o jogo indo para o tie-break, a seleção vencedora leva dois pontos e a derrotada sai com um.

São cinco rodadas ao todo, com cada equipe jogando quatro vezes e folgando uma na tabela. Ao final do campeonato, quem tiver mais pontos é a campeã.

Seleção masculina 

A partir do dia 26 de agosto, será a vez dos homens entrarem em quadra no Sul-Americano masculino de vôlei. Além do País, disputam a competição Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Com exceção da edição de 1964, ganha pelos argentinos, os brasileiros ficaram com o ouro nos demais momentos, somando 33 ao todo. Confira a tabela: 

Masculino

26/08

Argentina x Colômbia (18h)
Brasil x Peru (20h30)

27/08

Colômbia x Peru (16h)
Brasil x Chile (18h30)

28/08

Argentina x Chile (18h)
Brasil x Colômbia (20h30)

29/08 

Peru x Argentina (18h)
Colômbia x Chile (20h30)

30/08 

Chile x Peru (18h)
Brasil x Argentina (20h30)

 

Veja também

Djokovic elimina espanhol Roberto Carballés vai à 3ª rodada de Roland Garros
Tênis

Djokovic elimina espanhol Roberto Carballés vai à 3ª rodada de Roland Garros

Jogadoras da seleção feminina de futebol visitam jovens do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem
Seleção Feminina

Jogadoras da seleção feminina de futebol visitam jovens do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem

Newsletter