Futebol

Brasil x Argentina pode ser adiado; torcida está descartada na Arena PE

Duelo, marcado para o dia 30 de setembro, na Arena de Pernambuco, corre risco de ser remarcado por conta da crescente de mortes no País em decorrência da Covid-19

Lances de Brasil x ArgentinaLances de Brasil x Argentina - Foto: AFP

O jogo entre Brasil e Argentina, marcado para o dia 30 de março, na Arena de Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, pode ser adiado. O motivo é o mesmo que gerou a suspensão de diversos confrontos do torneio e das demais competições esportivas durante vários meses no ano passado: a pandemia da Covid-19. No País, o número de infectados e de óbitos voltou a crescer, preocupando a Conmebol.

"Toda sexta-feira é feita uma reunião na Conmebol. Até hoje, o jogo está mantido, mas os relatórios epidemiológicos mudam a cada semana. Essa decisão passa por uma avaliação nacional e internacional. Tanto podem manter a partida como também adiá-la”, afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. 

O mandatário, inclusive, disse há alguns dias, em contato com a Folha de Pernambuco, que estava conversando com empresas especializadas em logística para criar um cenário em que fosse possível abrir parcialmente o estádio para receber público. Ideia já descartada por conta do crescimento da Covid-19 no Brasil e da dificuldade em garantir o mesmo tipo de segurança em outros locais que também receberão jogos entre seleções.

"Tenho relação próxima com uma empresa da França e outra da Bélgica que trabalham nesse projeto (garantir público nos eventos). Elas cuidaram da NBA e do circuito artístico de algumas capitais da Europa. Teríamos os torcedores entrando com acesso por QR code, biometria, criando um certificado de liberação para entrar. Mas como outros países não poderiam ter a mesma tecnologia, nós não temos como adotar isso no momento. Não adianta ter a estrutura em um lugar e não ter em outro. A Conmebol não ia deixar ter torcida em uma partida e não ter em outra", explicou.

A Arena de Pernambuco receberia inicialmente Brasil x Bolívia, no dia 27 de março de 2020, mas a partida foi adiada por conta da Covid-19. O jogo em questão foi realizado apenas em setembro, mas em São Paulo, na Neo Química Arena. No mês seguinte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o clássico entre brasileiros e argentinos aconteceria na Arena de Pernambuco.

Caso ocorra, será o segundo confronto entre Brasil e Argentina da história em Pernambuco. O primeiro aconteceu em 1994, em um amistoso no Arruda. A equipe verde-amarela venceu por 2x0, em jogo que tinha Maradona no banco de reservas e um jovem Ronaldo, de apenas 17 anos, estreando pela seleção.

Veja também

Hamilton supera Red Bull e conquista pole de número 99 na carreira
Fórmula 1

Hamilton supera Red Bull e conquista pole de número 99 na carreira

Chelsea elimina City com gol de Ziyech e vai à final da Copa da Inglaterra
Copa da Inglaterra

Chelsea elimina City com gol de Ziyech e vai à final da Copa da Inglaterra