Copa do Mundo 2022

Brasil vence Suíça por 1x0 e se classifica para as oitavas de final da Copa do Mundo

Gol brasileiro foi marcado por Casemiro. Próxima rodada é contra Camarões, na sexta (2)

Casemiro, volante do BrasilCasemiro, volante do Brasil - Foto: Nelson Almeida/AFP

Não teve retranca, VAR ou ausência de Neymar que impedisse o Brasil de conquistar a classificação antecipada à próxima fase da Copa do Mundo 2022. Com golaço de Casemiro, a Seleção venceu a Suíça por 1x0, nesta segunda (28), no estádio 974, pelo Grupo G. Com o resultado, os comandados do técnico Tite permaneceram em primeiro, com seis pontos, pode ratificar a liderança da chave na terceira rodada, perante Camarões, sexta (2), às 16h (horário de Brasília), em Lusail. 

Sem Danilo e Neymar, ambos lesionados, Tite apostou em substitutos de postura mais defensiva, deslocando Éder Militão para a lateral e Fred para o meio, adiantando Lucas Paquetá para a armação. Logo de início, o Brasil percebeu que o melhor caminho para furar o bloqueio suiço eram os toques de primeira. Por duas vezes, Richarlison recebeu ótimos passes na área, mas faltou maior capricho na assistência e no domínio, respectivamente.

Com o meio congestionado, a Seleção mais do que nunca precisou de Raphinha e Vinícius Júnior. A dupla, por pouco, não construiu a jogada do primeiro gol. Do camisa 11 para o camisa 20. Um lançamento na medida e uma finalização com mais canela do que pé, que parou na defesa de Sommer.

Assim como no primeiro tempo contra a Sérvia, o Brasil não sofreu defensivamente. Em compensação, também como no jogo passado, teve dificuldade em fazer o domínio da posse de bola se transformar em chances claras. O momento de maior agitação da torcida foi por algo que aconteceu fora das quatro linhas. Aos 44 minutos, por poucos segundos, parte das luzes do estádio 974 se apagaram. Rapidamente voltaram, mas sem trazer o gol sonhado pelos brasileiros. 

Cotado anteriormente para substituir Neymar desde o início, Rodrygo foi acionado na segunda etapa, na vaga de Paquetá. Modificação para melhorar a criação e aumentar o repertório de jogadas ofensivas, quase sempre limitado aos lançamentos procurando Vinícius.

“Eles estão gostando”

A Suíça foi ganhando confiança, encontrando mais espaços. O que acontecia com menos frequência e sem perigo, passou a ocorrer por mais tempo e intensidade. Tite percebeu a necessidade de mexer mais uma vez e botou Bruno Guimarães na vaga de Fred.

O Brasil precisava de um contra-ataque letal. Daqueles para pegar a defesa desarmada. Foi assim aos 18, quando Casemiro deixou Vinícius Júnior na cara do gol. Bola na rede e festa…até o VAR marcar impedimento de Richarlison na origem do lance.



Golaço parte 2

O gol de Richarlison ficou marcado como o golaço da primeira rodada. O de Casemiro deve concorrer no mesmo quesito na segunda. Rodrygo tocou para o volante, que pegou de primeira, no canto. Não teve VAR para tirar a festa brasileira. Vitória por 1x0 e a Seleção está nas oitavas de final da Copa.

Ficha técnica

Brasil 1
Alisson; Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Paquetá; Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

Suíça 0
Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Rubén Vargas (Edimilson); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

Local: Estádio 974 (Doha, Catar)
Árbitro: Ivan Barton (ESA)
Assistentes: David Moran (ESA) e Zachari Zeegelaar (SUR)
VAR: Drew Fischer (CAN)
Gols: Casemiro (aos 37 do 2ºT)
Cartões amarelos: Fred (B); Rieder (S)

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

 

Veja também

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami
Miami

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Campeonato Paulista

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Newsletter