Esportes

Brasileiras fazem dobradinha no Mundial de skate street em SP

Pâmela Rosa, de 20 anos, foi a campeã. A segunda posição no pódio ficou com outra brasileira, Rayssa Leal, de apenas 11

Pâmela Rosa levanta a jovem Rayssa Leal na comemoração brasileiraPâmela Rosa levanta a jovem Rayssa Leal na comemoração brasileira - Foto: Nelson ALMEIDA / AFP

A brasileira Pâmela Rosa, 20, conquistou neste domingo (22) o título do Mundial de skate da modalidade street. A competição, que também marcou a última etapa da temporada da Street League Skateboarding (SLS), foi realizada no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. A segunda posição no pódio ficou com outra brasileira, Rayssa Leal, 11.

Pâmela já era líder do ranking olímpico antes do início do Mundial e ampliará ainda mais a sua vantagem. Ela concorreu nota a nota com Rayssa. Ao fim, as duas se abraçaram para comemorar seus resultados diante de um público que as ovacionava.

Leia também:
Brasil dá show no skate e no surfe com cinco medalhas nos Mundiais
COI aprova break, escalada, surfe e skate em Paris-2024
Disputa entre entidades faz Pan cancelar provas de skate
Japonesa conquista o Mundial de skate street no Rio


Moradora de Imperatriz, segunda cidade mais populosa do Maranhão, Rayssa ganhou fama aos 7 anos, com a publicação de vídeos de suas manobras nas redes sociais. Um deles, que mostrava a garota vestida com uma fantasia de fada, lhe rendeu o apelido de "Fadinha".

A referência infantil no nome ficou no passado, e a brasileira, embora ainda seja uma criança, já é uma das melhores do mundo em nível profissional, algo que voltou a comprovar com o título deste domingo.

O ranking olímpico tinha três brasileiras nas três primeiras posições. Além de Pâmela e Rayssa, Leticia Bufoni, 26, ocupava a terceira posição. Ela desistiu de disputar o Mundial por conta de uma lesão no pé e deve perder colocações na próxima atualização, mas a tendência é que as três sejam as representantes brasileiras nos Jogos de Tóquio-2020.

O street, que simula a paisagem urbana, com bancos, escadas e corrimões como espaços de manobras, é uma das modalidades olímpicas do skate. A outra é o park, que reúne vários elemento, como rampas de diversos tamanhos e raios, além de extensões e bowls (pista com formato de piscina).

O Mundial de park foi realizado em São Paulo há uma semana e acabou com vitórias da japonesa Misugu Okamoto, 13, e do americano Heimana Reynolds, 21. No masculino, os brasileiros Luiz Francisco e Pedro Quintas também subiram ao pódio.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter