Brasileiro de Atletismo reúne talentos e sonhos no Recife

Mais 750 atletas disputam nacional de atletismo sub-18, realizado no Parque Santos Dumont, buscando um lugar ao sol.

Santos Dumont virou a casa do Brasileiro de AtletismoSantos Dumont virou a casa do Brasileiro de Atletismo - Foto: Arthur de Souza

 

Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, virou a casa do Campeonato Brasileiro de Atletismo entre clubes Sub-18, competição que reúne mais de 750 atletas, incluindo 110 agremiações de 23 estados. O objetivo da garotada, além de se tornar campeã nacional, é conseguir o índice para o Mundial Sub-20, na Finlândia, entre os dias 7 e 15 de julho, e os Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina, dos dias 6 a 18 de outubro.

Leia também:
Santos Dumont recebe Brasileiro de Atletismo Sub-18

Apesar de a competição ser sub-18, atletas mais novos brigam com unhas e dentes por uma vaga no Mundial de Atletismo Sub-20, como é o caso de Ivini Yasmin, de 15 anos, uma das 93 atletas do Sport Clube do Recife (clube com mais participantes). Ela é a atual campeã brasileira sub-16 do lançamento com disco e já garantiu vaga para a final deste Campeonato Brasileiro.

“Estou no Sport há um ano. Mas treino lançamento de disco desde os 11 em Ouricuri, interior onde nasci. Venho pra cá só pra disputar as competições”, afirmou a jovem. Para a final desta tarde (19), a jovem não esconde o favoritismo. “Bem, já competi a primeira eliminatória e estou classificada. Até agora, sou a atleta com o melhor tempo. Estou confiante”, completou.

Entre as 23 agremiações, há algumas histórias interessantes, como a de Stefany Navarro, de 15 anos, craque no lançamento com dardo. Morando em Paranavaí, no Paraná, ela treina na OCP há dois anos, mas confessou que não tem o dardo como principal paixão. “Na verdade, o dardo nunca foi uma paixão. Paixão mesmo era o salto com barreiras, mas acabei treinando em todas as modalidades, e me destaquei no dardo. Hoje, sinto uma sensação maravilhosa. É inexplicável”, afirmou a paranaense, atual 11ª colocada no ranking mundial nesta categoria.

Este domingo (20) será repleto de finais, como a de disco, salto triplo, 200m rasos, entre outras. A competição termina com o revezamento 4x400 misto.

 

Veja também

Brasil se impõe e goleia Peru em noite de testes de Tite
Copa América

Brasil se impõe e goleia Peru em noite de testes de Tite

Triênio e remuneração dos gestores: Conselho do Náutico propõe mudanças no Estatuto
Futebol

Triênio e remuneração dos gestores: Conselho do Náutico propõe mudanças no Estatuto