Futebol

Brigatti volta a pedir reforços e defende garotos da base após empate tricolor

Treinador também destacou a dificuldade do calendário e a manutenção do esquema com três zagueiros

João Brigatti, técnico do Santa CruzJoão Brigatti, técnico do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

O Santa Cruz voltou a mostrar dificuldades, agora no empate por 1 a 1, diante do Central, em Caruaru, pelo Campeonato Pernambucano. Em entrevista coletiva realizada após a partida, o treinador João Brigatti reconheceu as dificuldades na partida, mas pediu compreensão por parte da torcida e voltou a destacar a necessidade de reforços, visando o duro calendário com três competições.

O treinador tricolor explicou os desfalques de Didira, Paulinho, Chiquinho e Pipico, titulares da equipe que foram substituídos por atletas das categorias de base do clube. 

"Foi para dar nivelamento físico a eles. Eles se apresentaram comigo, tiveram quatro dias de treinamento, não tiveram pré-temporada, tempo de recuperação e eu senti na partida na Bahia, que eles chegaram estafados, isso pesou demais", disse o treinador. 

Brigatti também valorizou a performance dos garotos da base e explicou a necessidade de utilizar mais os atletas em partidas oficiais. 

"Utilizamos os garotos hoje e sabemos também que eles não tem lastro de jogo. Para se ter uma ideia, em 2020 eles jogaram em apenas 12 jogos, no ano todo. [...] A gente não pode jogar toda a reponsabilidade nos garotos, mas a partir do momento que entra e veste essa camisa, tem que se doar ao máximo, tem que ter personalidade para jogar. São garotos com qualidade, mas precisam de lastro de jogos, coisa que não tiveram no ano passado e isso vem pesar agora", destacou. 

O esquema de três zagueiros, mantido mesmo quando a equipe estava em superioridade numérica, voltou a ser defendido por Brigatti, que detalhou a importância desse tipo de sistema de jogo. 

"Hoje, arriscamos, colocamos uma equipe alternativa com os garotos, uma responsabilidade grande, que é minha, por isso a manutenção dos três zagueiros, para ter uma consistência ali atrás e pudesse liberar os garotos para jogar. [...] É muito difícil o começo, mas o conceito já está instalado na cabeça dos nossos atletas, que é poder jogar sempre em busca do resultado positivo, seja com três, quatro, dez zagueiros. Precisamos ter consistência e segurança atrás", explicou Brigatti. 

João Brigatti voltou a falar sobre reforços, destacando o calendário cheio e a necessidade de ter um elenco robusto e experiente, para poder enfrentar as três competições com boa capacidade. 

"Temos conversado com Nei (Pandolfo, executivo de futebol), Jaime (Cordeiro, diretor), porque a gente precisa e necessita de ter um elenco forte. Com todas essas situações que aconteceram com o pessoal da base, de não ter um lastro físico e de jogo, isso faz com que a gente vá ao mercado para fortalecer a nossa equipe. Isso se faz necessário porque temos campeonatos difíceis pela frente, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, que nós necessitamos até pelo poder financeiro que traz para o clube. É uma necessidade de um elenco mais qualificado e principalmente, atletas mais rodados, para que a gente possa ter um elenco forte em todas as competições", destacou o treinador.

As próximas partidas do Santa Cruz preocupam o treinador, com partidas das três competições em uma semana, incluindo uma viagem longa para a partida decisiva, contra o Ypiranga/AP, pela Copa do Brasil, no dia 11. 

"É uma logística ruim, mas a gente não tá aqui pra reclamar. Acho que primeiro o jogo contra o ABC pela Copa do Nordeste, muito difícil, é uma equipe qualificada, vimos jogar contra o Ceará e vai nos trazer muito desgaste. A gente tá procurando trabalhar dia-a-dia, juntamente com a nossa direção, que está de portas escancaradas para que a gente possa fazer um trabalho bem feito aqui. Pode ter certeza que no final vai dar certo", concluiu. 

Veja também

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami
Miami

Sinner vence tcheco Tomas Machac e vai à semifinal do Masters 1000 de Miami

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Campeonato Paulista

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Newsletter