A-A+

British Country Club abre festas de 100 anos com folia e esportes

Tradicional clube criado pela colônia inglesa no Recife, no século XX, completa centenário de fundação no dia 27 de abril

A cantora Mari Antunes ladeada pelos diretores do British Country Club, que apresentou detalhes do centenárioA cantora Mari Antunes ladeada pelos diretores do British Country Club, que apresentou detalhes do centenário - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Fundado em 1920 por um grupo de seis ingleses, o British Country Club, localizado no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, completa 100 anos de existência no dia 27 de abril. Engana-se, no entanto, quem pensa que o clube pretende esperar quase dois meses para celebrar a importante data. Com direito a prévia carnavalesca, comandada pela banda baiana Babado Novo, a instituição abre as comemorações do centenário com um extenso calendário de atividades, inclusive esportivas, ao longo do ano. A programação será aberta em grande estilo com o bloco Passarela do Álcool, que pede licença para arrastar os 1.200 sócios pagantes no próximo domingo (16), pelas principais ruas dos bairros dos Aflitos e Jaqueira.

No hall esportivo, seis torneios centenários ganham protagonismo na celebração. Futebol Centenário, Tênis Centenário, Beach Tênis Centenário, Vôlei Centenário, Futevôlei Centenário e Sinuca Centenária são as modalidades agendadas no calendário de 2020. “Normalmente, o clube já tem uma programação esportiva estabelecida, mas, desta vez, vamos promover os torneios. Teremos torneio de sinuca, torneio de futebol para (acima de) 40 mais e para (abaixo de) 40 menos, com torneio infantil este ano. Teremos torneio de futevôlei, de tênis e cada ambiente do clube terá o seu campeonato”, explicou o vice-presidente do British Country Club, Carlos Henrique Albuquerque.

O Futebol Centenário terá duração de três meses, com início em setembro e término em dezembro. Já o de vôlei acontecerá em duas ocasiões: no feriado de 01 de maio, Dia dos Trabalhadores, e em dezembro, servindo como “arrasta-pé” para as celebrações do fim de ano. As datas das demais atividades esportivas ainda serão definidas.

No dia 16 de fevereiro, o bloco Passarela do Álcool pede passagem para desfilar pelas principais ruas dos bairros dos Aflitos e Jaqueira, dando o pontapé inicial nas ações comemorativas. A concentração está marcada para as 12h, na sede do British Country Club, com o desfile iniciando às 14h, ao som da orquestra Excellence Frevo. A festa é exclusiva para sócios e convidados.

Para aqueles que desejarem cair na folia sem sair do clube, Serginho e banda faz as honrarias a partir das 14h30, no palco do Country Club, com um repertório que mistura MPB, samba e pernambucanidades. O encerramento da programação fica por conta da cantora Mari Antunes, da Banda Babado Novo, às 16h30, com o Passarela do Álcool já tendo retornado ao clube. A prévia foi projetada em 2002 e vai para a sua 18ª edição neste ano.

Seguindo a programação, no dia 24 de fevereiro os sócios continuarão a comemoração sob a presença do Rei do Romantismo. José Augusto será o convidado da vez para festejar o centenário. Enquanto que no dia 27 de abril, data do aniversário, o British programa um jantar formal para a entrega de medalhas e homenagens.

Aos 87 anos, Otávio Lobo é o sócio mais antigo. O advogado e ex-professor de direito frequenta o clube desde 1958 e, este ano, além de celebrar os 100 anos de existência do British Club, completa 62 anos de associado. Envolvido em algumas das modalidades mais populares do clube, futebol e tênis, ele falou da experiência de carregar consigo tantas histórias. “Eu jogava tênis e futebol com a garotada, familiares e amigos. O clube é um oásis dentro do Recife, é um lugar maravilhoso de estar. Eu vinha para as festas de Carnaval e para o Réveillon, que é maravilhoso”, relembrou.

Champions League

Além dos tradicionais torneios fomentados pelo clube, os sócios serão premiados de forma inédita com a transmissão da grande final da Liga dos Campeões da Europa 2019-2020, que acontece no dia 30 de maio. O evento será promovido em parceria com a Heineken, patrocinadora oficial da competição, com transmissão feita através de um telão que será montado na área interna do British Country Club. Além da partida que definirá o vencedor do torneio, os titulares poderão se divertir com a agenda de jogos e brincadeiras que está sendo preparada dentro da programação.

Leia também
British Country Club se prepara para centenário

Veja também

Veja quem tem contrato com o Santa Cruz para 2022
Futebol

Veja quem tem contrato com o Santa Cruz para 2022

Hélio não comanda Náutico diante do Brasil
Futebol

Hélio não comanda Náutico diante do Brasil