Budapeste confirma retirada de candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

Com 22 votos a favor e seis contrários, a capital da Hungria aprovou uma decisão adotada após uma petição criada pelos críticos da candidatura

Logo oficial da candidatura de Budapeste 2024Logo oficial da candidatura de Budapeste 2024 - Foto: Twitter/Reprodução

Budapeste confirmou nesta quarta-feira de maneira oficial, com uma votação no conselho municipal, a retirada da candidatura para organizar os Jogos Olímpicos de 2024.

Com 22 votos a favor e seis contrários, a capital da Hungria aprovou uma decisão adotada após uma petição criada pelos críticos da candidatura.

A retirada havia sido anunciada na semana passada pelo prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, após uma reunião com o primeiro-ministro conservador Viktor Orban, que apoiava a candidatura húngara.

A aspiração do país recebeu um golpe fatal em meados de janeiro, quando um movimento de jovens contrários à possibilidade de organizar as Olimpíadas, chamado Momentum, recolheu assinaturas para obrigar as autoridades a consultar a população sobre se desejava ou não recebe o evento.

Em apenas um mês, os organizadores reuniram mais de 266.000 assinaturas a favor de uma consulta.

A saída de Budapeste deixa a disputa apenas entre Paris e Los Angeles, a menos de sete meses da escolha da sede dos Jogos de 2024.

Veja também

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico
Futebol

Kevyn testa positivo para Covid-19 e desfalca Náutico

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'
Opinião

Casagrande critica omissão da CBF e Bolsonaro: 'Governo da morte, não da vida'