Futebol

Buffon quebra o recorde de jogos disputados no Campeonato Italiano

Goleiro de 42 anos ainda tem contrato com a Juventus até o fim da próxima temporada

Buffon, goleiro da JuventusBuffon, goleiro da Juventus - Foto: MARCO BERTORELLO / AFP

Gianluigi Buffon, titular neste sábado com a Juventus contra o Torino pela 30ª rodada do Campeonato Italiano, se tornou o jogador com mais jogos disputados na história da competição, com 648.

O goleiro, de 42 anos, estava empatado em 647 jogos na Serie A com o ex-zagueiro Paolo Maldini desde dezembro, mas não tinha disputado desde então uma partida da competição, que ficou suspensa de março até meados de junho devido à pandemia do novo coronavírus.

No total, e contando todas as competições, assim como os jogos disputados pelo Parma, PSG e pela seleção italiana, Buffon jogou 1.090 partidas na carreira profissional. Sua primeira partida na Serie A aconteceu em 19 de novembro de 1995, quando jogava pelo Parma, contra o Milan de George Weah e Roberto Baggio.

"Nesse dia de 1995 eu nunca poderia imaginar que chegaria até aqui, mas a vontade existia. Eu tive sorte, com certeza. E também fui bastante bom", explicou Buffon no início da temporada.

Nesta temproada, Buffon é o reserva do goleiro polonês Szczesny na Juventus. Além do goleiro e Maldini, somente Francesco Totti (619) e o argentino Javier Zanetti (615) disputaram mais de 600 jogos na carreira no Campeonato Italiano.

Veja também

Atual campeão, Flamengo é derrotado pelo Atlético/MG na estreia da Série A
Brasileirão

Atual campeão, Flamengo é derrotado pelo Atlético/MG na estreia da Série A

Santos perde pênalti e leva empate no fim contra o RB Bragantino
Brasileirão

Santos perde pênalti e leva empate no fim contra o RB Bragantino