Bundesliga confirma parada até 30 de abril

A competição mais importante da Alemanha está suspensa desde 12 de março, com 25 das 34 rodadas disputadas

Robert Lewandowski, atacante do Bayern de MuniqueRobert Lewandowski, atacante do Bayern de Munique - Foto: CHRISTOF STACHE / AFP

Os 36 clubes alemães da primeira e segunda divisões confirmaram formalmente nesta terça-feira (31) a interrupção da Bundesliga até 30 de abril e admitiram a possibilidade de terminar a temporada com portões fechados devido ao coronavírus. Durante uma assembleia realizada pela internet, os clubes aceitaram a proposta apresentada na semana passada pela Liga Alemã de Futebol (DFL).

A Bundesliga está suspensa desde 12 de março, com 25 das 34 rodadas disputadas. O objetivo da DFL, segundo o presidente da entidade, Christian Seifert, "é terminar a temporada antes de 30 de junho", num momento em que faltam 14 datas a disputar somando todas as competições: nove pela Bundesliga, duas pela repescagem pela permanência/acesso à Bundesliga, semifinais e final da Copa da Alemanha e um duelo adiado da Bundesliga.

Leia também:
Bundesliga: Mandante como zebra, quase 10 anos de invencibilidade e muito mais na 24ª rodada
Clubes grandes da Alemanha irão ajudar financeiramente os menores

Terminar a temporada é vital para o futebol profissional, privado de todo tipo de receita devido à paralisação das competições. Jogar, mesmo com portões fechados, garantiria pelo menos receber os direitos de televisão, principal fonte de renda dos clubes da primeira divisão alemã.

"Pelo menos até o fim da temporada, não é realista pensar que vamos voltar a jogar com estádios cheios", admitiu Seifert, "o que não quer dizer que seja irreal pensar em reiniciar com estádios cheios em agosto".

O dirigente alertou que os clubes terão que contemplar no planejamento financeiro a possibilidade de não haver receita com venda de ingressos por vários meses.

Para ajudar os clubes em dificuldade, a DFL suavizará as regras de controle de gestão, anunciou Seifert. Caso um clube não conseguir pagar os salários do elenco, a punição habitual de perda de 9 pontos não será aplicada.

Veja também

'Neymar arqueiro', D'Almeida vira esperança de medalha no tiro com arco
Jogos Olímpicos

'Neymar arqueiro', D'Almeida vira esperança de medalha no tiro com arco

Vinte atletas ficarão fora das Olimpíadas por descumprirem padrões antidoping
Jogos Olímpicos

Vinte atletas ficarão fora das Olimpíadas por descumprirem padrões antidoping