Câmara do Recife homenageia cronistas desportivos

Sessão solene celebrou a criação do Dia Municipal do Profissional de Imprensa Esportiva, nesta segunda-feira

Cerimônia reuniu autoridades e cronistas desportivosCerimônia reuniu autoridades e cronistas desportivos - Foto: Divulgação

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), na Câmara dos Vereadores do Recife, uma sessão solene em homenagem aos cronistas desportivos de Pernambuco. O evento celebrou a criação do projeto de lei Nº 110/2019, de autoria da vereadora Goretti Queiroz, que institui o dia 19 de agosto como o Dia Municipal do Profissional de Imprensa Esportiva.

A data escolhida faz referência ao aniversário do radialista Luís Cavalcanti, o comentarista da palavra abalizada. Luís foi um dos principais nomes do rádio esportivo em Pernambuco e faleceu em 2017, aos 87 anos, deixando um grande legado para todos os profissionais da área.

Leia também:
Morre o comentarista Luis Cavalcante, aos 87 anos
Projeto de Lei institui Dia do Profissional de Imprensa Esportiva no Recife

Compuseram a mesa da tribuna a vereadora Goretti Queiroz, o presidente da Câmara e vereador do Recife, Eduardo Marques, o gerente geral de Esportes da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Márcio Bezerra, o chefe de gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Santos, a secretária Executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco, André Luiz Cabral, e o neto de Luís Cavalcanti, Luís Cavalcanti Neto.

No evento, foram homenageados coordenadores de rádio e editores de jornais e portais da capital pernambucana, entre eles o jornalista Geison Macedo, que lidera a equipe de Esportes da Folha de Pernambuco. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, e o presidente da Escola de Arbitragem Argemiro Félix de Sena e ex-deputado estadual, Sebastião Rufino, também estiveram presentes na sessão.

Emocionada, a vereadora Goretti Queiroz destacou o trabalho realizado pela crônica esportiva do Estado. “É muito gratificante estar frente a frente com todos esses profissionais da mídia esportiva a quem tenho uma enorme admiração. Comecei minha carreira cobrindo esportes amadores e sei o quanto a profissão requer um esforço diário para levar informações para todos os pernambucanos. Vocês, realmente, merecem todas as homenagens”, disse.

“Espero que a criação do Dia Municipal do Profissional de Imprensa Esportivo possa trazer grandes feitos para todos os jornalistas e que a data possa levar a todos uma reflexão sobre a valorização da profissão”, finalizou.

Veja também

Com europeus de olho, Sport renova com meia Gustavo
Sport

Com europeus de olho, Sport renova com meia Gustavo

Vinícius aprova mudança de jogo da semifinal para a Arena
Futebol

Vinícius aprova mudança de jogo da semifinal para a Arena