Campeã olímpica, Rafaela Silva cai na estreia do Mundial

Em Budapeste, a brasileira foi surpreendida pela portuguesa Telma Monteiro, que foi bronze na Rio-2016

Rafaela Silva, judoca campeã olímpica em 2016Rafaela Silva, judoca campeã olímpica em 2016 - Foto: Alaor Filho/Exemplus/COB

Medalhista de ouro na categoria 57kg nos Jogos Olímpico do Rio de Janeiro - 2016, a carioca Rafaela Silva deu adeus precocemente à disputa individual no Campeonato Mundial de Judô que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Nesta quarta-feira (30), com direito a nome dourado nas costas, pelo título olímpico, Rafa subiu ao tatame contra a portuguesa Telma Monteiro, que, mais ativa na luta, acabou eliminando a brasileira.

Telma já havia feito um combate antes, contra a holandesa Margriest Bergstra, e a vitória por ippon parece a ter deixado mais motivada para enfrentar Rafa, que conseguiu defender bem as investidas da adversária até a metade do duelo. Entretanto, Telma conseguiu encaixar um contragolpe já do meio para o fim da luta e venceu por waza-ri, avançando no evento e decretando a eliminação da brasileira, visivelmente chateada com o resultado.

Rafa ainda volta ao tatame no domingo, quando competirá por equipes. Rafa tem, até o momento, três medalhas em mundiais, sendo um ouro individual, na edição de 2013, no Rio, uma prata por equipes, conquistada no mesmo ano, e uma prata individual, no Mundial de 2011, na França.

Também nesta quarta, Marcelo Contini foi derrotado na estreia da categoria 73kg, contra o georgiano Lasha shavdatuashvili, que foi ouro nos Jogos de Londres-2012, no peso 66kg, e bronze na Rio-2016 já nos 73kg. Embora tenha perdido, Contini fez um duelo extremamente equilibrado. Ambos os judocas tinham duas punições, quando o árbitro decidiu pela desclassificação do brasileiro por supostamente escondido a manga em uma tentativa de golpe adversário.

Nesta quinta (31), vão competir mais três judocas brasileiros: o medalhista de bronze no Mundial de Astana-2015, Victor Penalber (até 81kg); o estreante em mundiais Eduardo Yudi (81kg); e a medalhista olímpica nos Jogos de Pequim-2008 Ketleyn Quadros (63kg).

Veja também

Santa
Futebol

Santa

Acompanhe o lance a lance do jogo do Santa Cruz contra Itabaiana/SE
PRÉ-COPA DO NORDESTE

Acompanhe o lance a lance do jogo do Santa Cruz contra Itabaiana/SE